[Talk-br] Hierarquia das rodovias

Quarta Maio 22 02:33:24 UTC 2013

Ter o poder de mudar tudo via scripts pode ser realmente poderoso (e,
na verdade, acho que seria uma iniciativa inovadora no OSM no mundo
atualmente). Acho ótimo tentar conciliar as propostas propondo um novo
esquema. Mas:

- como vamos definir o valor da tag highway:priority?
- a tag highway:format não poderia entrar em conflito com outras tags?
Se acontecer, como trataremos?

Acho pouco provável que a comunidade mude os seus parâmetros atuais
(eles nem sequer mudam o Mapnik, que está cheio de bugs nas suas
definições visuais em XML, que seria fácil de consertar). Se eles
fizessem isso acho que o mundo inteiro se revoltaria e abandonaria o
projeto. Apesar do tamanho do Brasil, há países (como a Alemanha) que
já têm 10x mais informação no mapa que nós (a julgar pelo tamanho dos
arquivos .pbf gerados diariamente por país em
http://download.geofabrik.de/).

Já a tag "highway:schema" seria ótima porque indicaria qual dos nossos
"consensos" foi usado para fazer a classificação. Alguém que se
dedicasse a aderir fortemente ao consenso faria bom uso dessa tag para
saber onde mudar quando mudamos de critérios. Além disso, a tag
indicaria quais vias já aderiram a alguns dos critérios da comunidade.

Se mais pessoas apoiarem, acho que você colocar essa proposta no wiki
(tão detalhada quanto possível) e fazer uma votação (tal como se faz
com outras tags no OSM). A votação ficaria apenas na porção brasileira
do wiki. Acho que não precisamos pedir a permissão de ninguém, há
tantas tags fora do padrão e ninguém reclama. Na prática, começa-se a
usar uma tag espontaneamente e, se ela se popularizar, eventualmente
vira um padrão suportado por ferramentas (mas não espere vê-la
implementada no Potlatch ou no iD, apenas no JOSM como uma extensão).