[Talk-br] Ortofotos OSM

Vinicius de A. Maranhão viniciusdeamaranhao em gmail.com
Sábado Novembro 30 19:35:35 UTC 2013

Boa tarde Clément,

Boa pergunta a sua e também a do Gerald. Você quis dizer fotografias aéreas
ortoretificadas de levantamentos aerofotogramétricos? Voce está puxando
coisa antiga do baú.

Se forem estas fotografias aéreas meu entendimento (mais de 15 anos que não
adquiro) é o de que estes levantamentos eram (creio que ainda
são) autorizados pelo governo federal. Tenho notícias de que o primeiro
levantamento sistemático do território nacional ou boa parte dele foi o
USAF 66. Antes, alguns específicos, por exemplo nos anos quarenta na hoje
Volta Redonda, RJ quando "recebemos" a siderúgica na época da Segunda
Guerra.

Depois seguiram se outros, etc. Houve a fase dos especializados (por
exemplo para estudos minerais) Depois houve o grande boom dos mapas
cadastrais municipais, etc e tal.  Estes acervos de negativos estavam com
empresas que quando solicitadas tiravam cópias e vendiam. Não sei se na
condição de prestadores de serviço para o governo ou proprietárias do
acervo. Mas não eram abertos os levantamentos.

Boa pergunta a sua Clément. Quer abrir o baú? Você poderia compartilhar
mais sua idéia? Entendo que podem ajudam muito num estudo histórico de
evolução temporal de um território, ou para atualmente fazer esse nosso
mapa aberto, o OSM, e saber que ali era um curso d'água que foi alterado,
ou mata ciliar degradada, etc.

Sugiro uma pesquisa pela internet e depois verificar com ajuda do Gerald,
do Fernando Trebian e muitos outros com experiência OSM se poderiam ser
utilizadas no mapa.

Sobrando um tempo vou rever o tema.

Saudações,
Vinicius