[Talk-br] Quadras, lotes vs construções

Sábado Outubro 26 19:29:05 UTC 2013

Se você estiver falando de "quadra" como o "espaço delimitado por ruas
e sem ruas dentro", claro que pode. Acho (portanto, opinião pessoal)
que as pessoas mapeiam primeiro as construções porque há mais detalhe
nelas (pode-se dar forma, atribuir endereço e combinar com tags que
representam pontos de interesse: restaurantes, cinemas, teatros,
escolas, escritórios, etc.), enquanto que uma quadra não traz tanta
informação por si só (normalmente são o "dual" das ruas, o espaço
entre elas).

Sei que em lugares com uma comunidade muito ativa (tipo na Alemanha e
países próximos), as quadras estão mapeadas como relações (tomo Berlim
como exemplo). O benefício é menos informação na base de dados. No
Rio, elas estão mapeadas como polígonos, e é como tenho feito em Porto
Alegre também, e vou continuar assim até os editores terem um
tratamento melhor das relações. Independente da forma de representar,
elas geralmente não contêm nenhuma informação além da tag "landuse",
especificando se são residenciais, comerciais, industriais, etc.,
então pode fazer mais sentido mapeá-las em cidades zoneadas do que em
cidades sem um zoneamento estrito.

Se você estiver falando mais de coisas como as superquadras de
Brasília, acho que nunca chegou a ser discutido aqui na lista a melhor
forma de representar. Por acaso, eu mapeei algo muito parecido aqui em
Porto Alegre ainda essa semana. Ando acompanhando uma discussão na
lista "tagging" sobre como fazer isso no Japão (onde o endereçamento é
dado por quadra, bem parecido com Brasília), posso dizer que a
comunidade internacional não tem bem um padrão bem estabelecido pra
isso. Mas podemos optar por um e até levar pra comunidade
internacional.

Aqui em Porto Alegre:
- nível de bairro: http://www.openstreetmap.org/browse/relation/3287314
- nível de unidade: http://www.openstreetmap.org/browse/relation/3287310