[Talk-br] Mapeando locais religiosos

Quarta Outubro 30 18:00:56 UTC 2013

Questão 1:

Além de tudo que você disse, também é uma via fora do meio urbano.
Talvez o fluxograma exija alguma adaptação que não pensamos antes, mas
é bem comum uma via qualquer no meio rural não ter calçada em nenhum
dos lados e com isso forçar os pedestres a dividirem espaço com os
carros (usei isso como critério em alguns lugares urbanizados em Porto
Alegre, pareceu fazer bastante sentido, mas não tinha proposto aqui
ainda).

Eu classificaria como living street como você fez se houver pedestres
por lá com alguma regularidade (tal como você disse). Senão, usaria os
demais critérios. Ela não consta no BIT, então não sei dizer se o solo
é compactado (parece ser). Se for, seria terciária, senão (ou na
dúvida) seria unclassified.

Usando os critérios subjetivos tradicionais, acho que seria terciária
também, mas marcá-la como living street é um bom aviso aos motoristas
desavisados de que devem tomar cuidado com um grande volume de
pedestres. Isso na verdade faria mais diferença se essa via fosse no
meio da cidade (o que implicaria evitá-la mais ao calcular uma rota),
no lugar em que está não faz muita diferença.

Independente de qual for a sua classificação, como é um caso difícil,
é bom anotar o critério usado na tag "note".

Questão 2:

Deveria funcionar tanto com pontos quanto com áreas. Uns meses atrás,
eu reclamei pro time do Mapnik que monumentos mapeados como pontos não
estavam renderizando, mas como áreas sim. Seria exatamente o mesmo
caso desse elemento. (Eles deveriam padronizar os estilos né.) Se
esses cruzeiros forem suficientemente grandes (pelo menos uns 3 metros
de comprimento), daria pra mapear como área, senão o certo é reclamar
pro Mapnik.

Soube inclusive que já foi resolvido, mas provavelmente ainda não
instalaram a nova versão no site principal.
https://trac.openstreetmap.org/ticket/4836

Questão 3:

Estátua, se for em homenagem a uma pessoa ou a um grupo de pessoas
(monumento comemorativo), é historic=memorial, senão (monumento
simbólico) é historic=monument.
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Refer%C3%AAncia#Hist.C3.B3ricos

Questão 4:

Deveria renderizar, está exatamente igual a uma que tem por aqui:
http://www.openstreetmap.org/browse/node/842701818
http://www.openstreetmap.org/browse/node/2481137047

O que provavelmente está acontecendo é um conflito com o hamlet
"Capela do Morro" logo ao lado. Quando duas coisas ocupam o mesmo
espaço (no caso, o nome do hamlet e o nome da igreja), o Mapnik
desenha apenas o de maior prioridade e descarta o outro. Ele não é
muito esperto (não fica tentando formas diferentes de escrever o nome,
tipo em uma linha só, ou escrever ao lado do ícone, etc.). Nesse caso,
a sobreposição deve ser bem pequena (uns poucos pixels),
essencialmente, falta de sorte sua. Como mapas diferentes têm
priorizações diferentes, note que o nome aparece corretamente nas
camadas Cycle Map e Humanitarian.

Soluções: reclamar com a equipe do Mapnik para melhorarem o programa
deles (muito improvável, é assim pra que eles não precisem comprar
servidores mais potentes e pra não trabalharem com programas
complicados demais de manter), ou (em parte "mapear para o
renderizador") mover o hamlet um pouquinho mais pra longe (poderia ser
do outro lado da rua, por exemplo). Excepcionalmente, eu abriria uma
exceção para mapear para o renderizador, por se tratar de um destino
famoso.