[Talk-br] Abrindo dados de arquivos DWG

Edil Queiroz de Araujo edileqa em gmail.com
Terça Setembro 3 14:46:11 UTC 2013

Olá pessoal,

 O Cássio me deu uma ajuda pra converter os arquivos em SHP, mas nisso me
surgiu uma nova ideia. Diante do trabalho que deu pensei um pouco no
assunto e na forma como foi feito:

 Eu estava pensando em como esquematizar um procedimento de abrir dados DWG
de forma que fosse fácil de realizar, documentar e ser compreendido por
outros mapeadores.

Analisei um pouco os softwares DraftSight e Quantum GIS e vi uma maneira de
obter arquivos GPX ou KML de qualquer parte do mapa. Bom, vou agora
ilustrar esses passos e documenta-lo.

 Basicamente, o DraftSight abre DWGs numa boa igual ao AutoCAD, então usei
ele pra filtrar dados salvar em DXF ASCII versão 2000. Daí, abri esse
arquivo no qGIS (nessa parte, deve especificar o sistema de coordenadas) e
pedi pra exportar em KML.

 Seguindo para o próximo passo, vou dar mais uma olhada nos guias da
comunidade e cuidar da documentação para iniciar a importação.

*Edil Queiroz de Araujo*
Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas<http://projetorgmsp.blogspot.com.br/>