[Talk-br] Labgeo/UFRGS

Augusto Stoffel arstoffel em yahoo.com.br
Quarta Setembro 11 16:05:12 UTC 2013

Pessoal (especialmente Fernando),

Então os dados do Labgeo estão legalmente OK para importação?

Notei que o arquivo eixo_ruas.zip [1] no Diagnóstico Ambiental de Porto
Alegre contém as praças, parques e esplandas, que eu estou disposto a
importar para o OSM (a longo prazo em suaves prestações).  Eu precisaria
de umas breves dicas para começar esse trabalho.

Primeiro, entendo que o processo de conflação seria manual. Envolveria
criar uma camada no JOSM com os dados do Labgeo e copiar as praças para
a camada principal, uma a uma, checando em cada caso se a coisa faz
sentido mesmo.  Está correto isso?

O segundo problema é converter os arquivos do Labgeo para um formato
suportado pelo OSM.  Eu consigo abrir o arquivo eixo_ruas.shp no Quantum
GIS e filtrar as praças, mas não descobri como exportar para um formato
JOSM-friendly.  Podes me dar umas dicas gerais sobre como fazer?

Aliás, tem mais alguma coisa interessante no Labgeo sobre Porto Alegre
além das ruas e praças? Eu não encontrei...  De repente eles tem mais
dados que não estão no site que eles poderiam nos dar (quiça o contorno
das edificações), e com certeza eles ao menos responderiam nossos emails.

Obrigado.
Augusto.

[1]
http://www.ecologia.ufrgs.br/labgeo/arquivos/downloads/dados/Diagnostico_Ambiental_POA/cd/Base_cartografica/eixos_ruas.zip