[Talk-br] Comportamento suspeito de Moovit

Martin Weilandt martin137 em gmx.net
Domingo Setembro 22 01:17:59 UTC 2013

Olá,

nos últimos dias fiz duas observações em relação ao Moovit que acho relevantes para a comunidade:

Primeiro (como já mencionei em forum.openstreetmap.org), informei eles ontem que estão usando dados (e tiles) do OSM sem atribuição. Segundo seus termos legais eles pedem os usuários a avisar sobre "copyright infringements", mas não me faço a mínima ideia como uma tal empresa simplesmente podia esquecer este detalhe no seu site: http://www.moovitapp.com/plan-trip/. Mas vamos ver o que eles respondem.

Segundo, o usuário "Moovit Team" está fazendo muitas grandes edições (centenas de nomes de ruas pelo Potlatch) nas cidades servidas no Brasil sem dar fonte alguma, por exemplo aqui:
http://www.openstreetmap.org/browse/changeset/17864510.
Ele usa abreviações como "R.", "Av." ou até "Sd-pm" literalmente como no Google Maps e também coloca nomes erradas exatamente como no site do seu maior concorrente: Piztz em vez de Pitz ou Tzachel em vez de Tzaschel em Itajaí (onde os mapas em PDF do IBGE nem tem nomes de rua). Alguém por acaso já mandou uma mensagem de bem-vindos para esse novo colega hiperativo? Mas se for necessário, posso mandar um e-mail educado para ele também. Nem sei se usuários daquele aplicativo podem colocar nomes de ruas, mas o mapeamento é tão sistemático que valeria a pena perguntar se eles não conhecem alguma fonte que merece ser usada por todo mundo.

Martin