[Talk-br] Comportamento suspeito de Moovit

Martin Weilandt martin137 em gmx.net
Segunda Setembro 23 14:01:42 UTC 2013

> Date: Sun, 22 Sep 2013 17:42:49 -0300
> From: Gerald Weber <gweberbh em gmail.com>
> Pelo que entendi há 2 assuntos distintos aqui.
>
> 1) o serviço Moovit http://www.moovitapp.com/ fazendo uso dos mapas do OSM
> sem atribuição, aparentemente inclusive usando o tile server

Dá para sabermos se eles usam o servidor do OSM? Pelo menos no código-fonte do site não vi nenhum link para OSM.

> 2) um usuário chamado Moovit Team, provavelmente associado ao serviço
> moovit, fazendo mapeamendo ao redor do mundo, aparentemente pegando coisas
> do Google
>
> acho que os dois caso tem que ser tratados separadamente.
[...]

A resposta que recebi hoje referente ao problema 2 indica que os responsáveis nessa empresa não sabem (ou fingem que não sabem) o que são direitos autorais - o que também pode ter causado problema 1. Pedi para eles entrarem em contato com o Data Working Group (ou conosco pela lista) e mencionei o IBGE (ou as prefeituras que já coloboram com eles) como alternativa. Já aviso que recomendo não trabalhar com dados colocados pelo usuário Moovit Team (como em Fortaleza, Bauru ou Itajaí). Vou esperar a reação deles (ou avisar o DWG se necessário) e dar mais informações para vocês em breve.
(Não gosto de citar mensagens que foram só para mim numa lista aberta. Mas se tiver alguém particularmente interessado em analisar esse problema, posso encaminhar todo o material para ele.)

Martin