[Talk-br] usuário hiperativo?

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Sábado Setembro 28 19:23:49 UTC 2013

Repassando a resposta que recebi do Vinícius, que nos lê em cópia.

Vinícius bem vindo ao projeto!

abraços

Gerald

Resposta do Vinícius (usuário vialma<http://www.openstreetmap.org/user/vialma>
):

Olá Gerald. Oi todos. É um prazer conhece-los e participar do
openstreetmap. Sou Vinicius de Albuquerque Maranhão - vialma. Atuo em
projetos da iniciativa privada na área ambiental pelo Brasil e fora. O
principal há 12 anos é uma descontaminação ambiental de solo e água na
região. Leio a lista faz algum tempo mas não tinha o que dizer. Agora que
fiz umas edições acredito que será necessário participar da lista e
aprender com voces, pois os erros e as dúvidas estão aparecendo. Não foram
intencionais. Agradeço terem percebido e chamarem para participar. Fico
feliz!
Utilizo em casa o iDBing online, o pushpin online pelo ipad no carro quando
estou me movendo pela cidade e vou pinando e inserindo uma coisa ou
outra. Fiz poucas coisas com o JOSM (quero praticar mais nele, mas ainda
sem jeito) e também baixei alguns aplicativos que não usei.

Atualmente vivo a maior parte do tempo em Porto Real, um pequeno município
de 50,8 km2 com uns 17000 habitantes. Dizem os documentos que é a segunda
maior renda per capita do Brasil. Mas nem mapa existia, ou não aparecia.
Não apareceram. Agora existirá para qualquer um. Questões políticas típicas
de pequenos municípios e seus grupos de velhos políticos. Esse mapear foi
para auxiliar um trabalho de mobilização conscientizando a população sobre
o território. Participo também de um pequeno grupo voluntário que atua com
a idéia parceria governo aberto. Queremos ter acesso aos documentos
públicos e participar. Queremos um espaço melhor, serviços de acordo com a
arrecadação, que não é pequena. Visitamos os órgaos municipais e
solicitamos verbalmente. Quando não conseguimos utilizamos a LAI. Não
responderam a maioria. Estamos aprendendo e esperando algum advogado
voluntário se juntar ao grupo para ajudar. No momento estamos discutindo o
Plano Municipal de Saneamento Básico e o que foi feito rapidamente no
openstreetmap já nos ajuda entender e pensar os nossos problemas ( drenagem
urbana com os canais e valas que também carregam esgoto - tudo isso numa
planície). Estamos caçando as mencionadas 11 ou 19 elevatórias de esgoto
que não contaram onde estão. Estamos também aguardando cópia do recem
aprovado Plano Diretor. E ...

Os meus erros sei que são muitos. Peço desculpas e compreensão. O que mais
me preocupa no momento é juntar as ruas. Olhei a feição acesso e nunca usei
pela pressa inicial. Quero também completar o nome das ruas (google tem
erros, além de não ser permitido). Prefeitura e Camara não disponibilizaram
mapas públicos para copiar. Devem existir. Cadastro para cobrança de iptu
por exemplo. Aproveito e estou conhecendo cada canto do território e
falando da idéia open. Quero hierarquizar as vias. Enfim temos pontos,
linhas e polígonos para fazer no mapa.

Toda esta experiência tem sido ótima. Também estou fazendo alguns outros
lugares pelo Brasil onde atuo ou atuei. Pequenos recantos deste Brasil que
estão meio fora do mapa. Exemplo que quero fazer, Vitória do Jari com suas
ruas de veículos e pedestres além de vias palafitadas que são só de
pedestres, dentre muitos outros.

Qualquer ajuda será muito bom. Preciso aprender, preciso melhorar e quero.
Agradecido pelo convite para a lista. Abraços a todos.