[Talk-br] usuário hiperativo?

Vinicius de A. Maranhão viniciusdeamaranhao em gmail.com
Domingo Setembro 29 01:26:17 UTC 2013

Willi, agradeço as boas vindas à comunidade e o toque do keep it right que
verei daqui a pouco. As dúvidas já existem e serão apresentadas em breve.

Em casa uso direto osm org com idBing. Creio que ok. Fonte eu mesmo,
local. Quando na rua utilizo vivozap no ipad e softs baixados da apple no
local. Tanto no pushpin quanto no GoMap v1.1 ou no Openmap fico logado na
conta OSM.  Utilizam imagens bing que me parecem as mesmas do OSM. Fiz as
edições com o entendimento de que as imagens bing foram abertas pela
Microsoft. É interessante verificarem a questão aqui Brasil e com o
restante da comunidade para não perdermos esforços. Creio que perderia no
max uns 100-200 pinos e linhas. Nada sério.

Quanto aos muitos erros que cometi, peço desculpas públicas aos mapeadores
aqui do BR e de todos os cantos. Estou aprendendo, tinha
uma necessidade urgente do mapa aberto e fiz o que podia.

Uma questão que me aflige agora dentre muitas é na hidrografia, pequenos
cursos d'água, canais, drenos em uma escala de detalhe com imagem que tem
limitações. Mesmo com o conhecimento local, não posso adentrar propriedades
para passear com um gps. Assim muitas linhas estão incompletas mas serão
finalizadas. Já verificamos uma série de crimes ambientais (alteração de
pequenos cursos d'água, mini barragens em outros, loteamentos que se
implantam aprovados pelo município e com muito discurso de sustentabilidade
forçando drenagem canalizada e acabando com trechos. Sem licenças, ou com
licenças que considerem estes pequenos detalhes estamos abismados com a
ganância.

O mapa deverá ser utilizado em denúncia estruturada na Promotoria Direitos
Difusos (cidadania, meio ambiente, etc), além de espalhar gratuitamente
arquivo pdf feito pelo mapomatic, não me recordo agora do nome
correto. Estou aprendendo tb a usar um SIG open, o gVSIG para tentar fazer
uma série histórica com imagens de Porto Real mostrando a bagunça no
território que alguns fizeram. O municipio está mudando muito por causa das
indústrias e sem infra urbana adequada está virando uma ..... em canais e
drenos. Outro crime quando se mistura esgoto com águas pluviais. Estaremos
em breve, com a ajuda que o mapa incompleto já deu dos canais e drenos,
fazendo uma amostragem coletiva básica (inicialmente uma qualitativa dos
coli - onde der presente, detalharemos). Tudo voluntário. Mapa para nosso
pequeno grupo é instrumento de cidadania. Aqui não parece Brasil, LAIs não
são respondidas, etc... Estamos indo no clique a clique. Essa parte ficou
comigo.
Utilizar 1:50000 ibge ou 25000 militar digital ajudaria se eu soubesse
fazer e se soubesse que funcionaria no detalhe 5000 ou 2000. Ainda não sei
mas quero aprender.

Outra linha que cito está na estrada Quatis para Passa Vinte, MG e depois
Liberdade, MG que detalhei, já subi a serra muitas vezes, gosot de
4x4. Aprendi no final dos cliques que havia uma linha feita, numa escala
50000 ou 100000 ou 250, pelo primeiro contribuidor OSM do Brasil. Deixei as
duas e gostaria de ouvir comentários. Por favor, se estiver errado
apagaremos.

Outros pontos nem existem na imagem mas já na realidade e estão plotados.
Agência da CEF na esquina da Avenida F com Rua A.
Avenida F está mal desenhada. Com calma aprenderei o tal do acesso, fiquem
a vontade se quiserem ajudar. Dou, damos boas vindas.

Já utilizamos uma plataforma aberta de crisis mapping ushahidi com suporte
google mas queremos passar em breve para OSM.

Mais uma vez desculpas, agradeço pelo convite e retribuo convidando quem
quiser e puder ajudar no mapa. Na fase pontual pesada faremos cópias de
bairro e com apoio associações de bairro que completem o mapa no detalhe
que quiserem. Dúvida: banco de dados domsig da ampla é público?

Chega por hoje. Abs todos.

Vinicius Maranhao