[Talk-br] Dúvida sobre roteamento para pedestres

Terça Abril 1 16:31:54 UTC 2014

> Perguntas:
>
> - Precisaremos incluir segmentos de vias exclusivas para pedestres nestes
> pontos para simular o que acontece na vida real ?

Depende da situação. Como é a situação ideal: a barreira é
interrompida próxima o ponto dedicado à travessia dos pedestres. Pra
mim isso sinaliza a "intenção" da administração em permitir que os
pedestres atravessem com segurança. Onde a barreira não for
interrompida, eu não consigo imaginar que foi essa a intenção, então
se os pedestres atravessam, estão se arriscando.

E no OSM, eu não induziria o pedestre a assumir riscos.

> - Os softwares de roteamento prevêem este comportamento, ou deveriam fazê-lo
> ?

Não, e a princípio não. Algoritmos de roteamento sempre são
conservadores, preferem uma solução correta a uma heurística que possa
falhar às vezes (em parte pra que não sejam responsabilizados por
acidentes).

> - Deveria deixar isso prá lá, pois não é função do mapa OSM e sim do
> software de roteamento, e eu devera estar mais preocupado em atualizar o
> mapa do que ficar procurando chifre em cabeça de cavalo ?

Acho que é importante pensar sobre isso sim. As pessoas culparão a
qualidade do mapa caso nenhum sistema de roteamento possa usá-lo para
obter rotas aceitáveis. Fora do país, é prática comum inserir essas
conexões onde necessário para melhorar a qualidade das rotas. O Moovit
fez isso em todo o Brasil uns meses atrás e ninguém reclamou. O time
do OTP sugere um mapeamento bastante fino das rotas de pedestre,
inclusive das calçadas, para que a qualidade da rota calculada seja
melhor.

"Nullius in verba."