[Talk-br] idéias dados IBGE >> OSM: CNEFE, setores censitários, quarteirões.

Thiago Marcos P. Santos tmpsantos em gmail.com
Quarta Abril 2 23:38:26 UTC 2014

> [...]
> O IBGE fornece um shapefile para cada uf com os polígonos dos setores. Além
> disso o IBGE fornece uma base de dados com informações
> demográficas e econômicas agregadas para os moradores de cada setor
> censitário. O grau de precisão destes shapes varia de cidade para cidade.
>
> B) Base de quarteirões/quadras: o IBGE também dispõem internamente de uma
> base de dados de quarteirões, entretanto esta base, em formato digital não é
> divulgada. Aprendi com o projeto IBGEtools (muito bacana por sinal), que
> imagens dos quarteirões de cada setor estão dispníveis em PDF no site do

Bom mesmo se eles liberassem estes mapas que eles usaram para gerar os
PDFs. O que o IBGETools faz é um hack e o resultado final só serve
como referência, principalmente para pegar os nomes das ruas.

No momento estou gerando layers para todos os estados, o pessoal do
Mapbox ofereceu storage para os tiles.

> [...]
> municípios no qgis?
>
>  2) Dado este paramento,  o CNEFE poderia ser usado para corrigir typos dos
> nomes de ruas no OSM, ou pelo menos sugerir correções. (neste caso seria bom
> fazer um matching probalistico/fuzzy dos nomes).
>
> 3) Criar traçados de ruas a partir de CNEFE+shape-setores. Conforme descrito
> no post no forum, sabendo que a rua passa dentro de um conjunto de setores
> seria possível esboçar o trajeto da rua, ou uma área no meio da qual sabemos
> que ela passa, o que poderia servir de guia para os mapeadores.

Como você pretende fazer isso?

Eu acho que o que dá para fazer é pegar as informações dos traces já
existentes no OSM e cruzar com os setores que ele faz intercessão e
tentar achar os possíveis nomes para a rua baseado no CNEFE. Eu
implementaria isto como um plugin no JOSM, e o mapeador ainda teria
que confirmar manualmente para cada rua, dado que a qualidade dos
dados no CNEFE é beeeem questionável.