[Talk-br] Google street view

Bráulio brauliobezerra em gmail.com
Segunda Abril 7 14:18:41 UTC 2014

Caro Paulo,

Imagina essa situação: um novo colaborador vê essa resposta e sai copiando
de tudo que é fonte porque "já que é a realidade, eu posso". O que custava
dizer "Eu não concordo, acho um absurdo sem tamanho, uma covardia sem
medida, mas a comunidade do OSM em geral indica que as fotos do StreetView
não devem ser utilizadas "? Ou estou supondo errado e você realmente não
sabia que essa era a recomendação?

Acho um pouco nocivo esse tipo de resposta direta e unilateral que meio que
esconde o lado da maioria da comunidade do OSM e da OSMF. Como você deve
ter percebido, além da questão legal complexa, o projeto tem essa regra de
evitar fontes que não tenham tido uma autorização expressa de uso, seja por
uma licença permissiva ou por autorização direta ao OSM. O StreetView, além
de não ter uma autorização expressa, tem, oras, uma proibição expressa. A
OSMF não quer correr riscos: esse é o ponto principal. Se você quer, ou os
convença disso, ou esqueça e não ponha o projeto em riscos desnecessários.

Eu também adoraria utilizar essas fotos como fonte e acho que a Google
deveria sim liberar, mas, além de admitir que pode haver problemas legais*,
eu creio que seria errado agir contra a filosofia do resto da comunidade do
OSM.

Colocar a fonte como "survey"? Eu mapeio uma rua na China pelo StreetView e
digo que foi survey? Uma rua que talvez nem exista mais. O que a comunidade
local vai achar disso? Se for para usar a tag source=* corretamente, de
maneira informativa, ela seria source=GoogleStreetView.

E o que nos garante que não há armadilhas nas fotos do StreetView? Seria
muito bobo da parte deles não colocar nenhuma armadilha, não acha? Aí a
pessoa mapeia algumas delas no OSM e o argumento de que "estou mapeando a
realidade e a realidade não tem copyright" vai para o brejo. O único
argumento que a pessoa tinha.

* Isso é obvio, na minha opinião. Se aproveitar de recursos de uma das
empresas mais poderosas do mundo. Contra os termos de uso deles. Eles com
muito dinheiro e um arsenal de bons advogados. Uma empresa que tem um
produto que pode perder mercado com o crescimento do OSM. Uma empresa que
compete com o OSM diretamente por colaboradores através do MapMaker. Uma
utilização ilegal que pode ser comprovada com armadilhas. Precisa dizer
algo mais?