[Talk-br] Google street view

Segunda Abril 7 19:42:54 UTC 2014

Em 7 de abril de 2014 11:18, Bráulio <brauliobezerra em gmail.com> escreveu:

> Caro Paulo,
>
> Imagina essa situação: um novo colaborador vê essa resposta e sai copiando
> de tudo que é fonte porque "já que é a realidade, eu posso".

As situações são diferentes.  Posso olhar uma foto qualquer para ler uma
placa e transcrever seu conteúdo sem problemas.  O que eu não posso fazer é
copiar a foto.  Acho que você não entendeu a questão.

> O que custava dizer "Eu não concordo, acho um absurdo sem tamanho, uma
> covardia sem medida, mas a comunidade do OSM em geral indica que as fotos
> do StreetView não devem ser utilizadas "? Ou estou supondo errado e você
> realmente não sabia que essa era a recomendação?

Bráulio, sou um pensador independente.  Estava falando por mim.  E reafirmo
tudo o que eu disse a respeito.

> Acho um pouco nocivo esse tipo de resposta direta e unilateral

Não há nada de unilateral, Bráulio.  Não falei em nome da comunidade.  Tudo
que falei são expressão do meu pensamento.  Também acho nicivo o tratamento
hostil a que alguns de nós tem sido dispensada, sobretudo os
ex-Tracksource.  Espero sinceramente que não estejamos sendo vítimas de
preconceito e patrulha ideológica.

> que meio que esconde o lado da maioria da comunidade do OSM e da OSMF.
> Como você deve ter percebido, além da questão legal complexa, o projeto tem
> essa regra de evitar fontes que não tenham tido uma autorização expressa de
> uso, seja por uma licença permissiva ou por autorização direta ao OSM. O
> StreetView, além de não ter uma autorização expressa, tem, oras, uma
> proibição expressa. A OSMF não quer correr riscos: esse é o ponto
> principal. Se você quer, ou os convença disso, ou esqueça e não ponha o
> projeto em riscos desnecessários.

Reafirmo tudo o que eu disse.  Se você não gosta, paciência, defenda sua
tese e eu a minha.   E já há uma discussão que iniciei no legal-talk, onde
há pessoas defendendo ambas as teses.  Não é você que vai decidir.

> Eu também adoraria utilizar essas fotos como fonte e acho que a Google
> deveria sim liberar, mas, além de admitir que pode haver problemas legais*,
> eu creio que seria errado agir contra a filosofia do resto da comunidade do
> OSM

Sim é errado.  Quem está agindo errado, filho?  Nada fiz de concreto.  Só
estou no campo das ideias.

E, mais cara, vai dar sermão em outro.  Já perdi tempo demais com isso.

[]s

Paulo