[Talk-br] Google street view

Thiago Marcos P. Santos tmpsantos em gmail.com
Segunda Abril 7 21:03:52 UTC 2014

> Existem dois princípios legais:
>
> Sistema inglês: se não está explícitamente proibido conclui-se que é
> permitido.
>
> Sistema alemão: se não está explícitamente permitido conclui-se que é
> proibido.
>
> Claramente, o OSM segue o sistema alemão: se não nos deram permissão
> explícita para usar, então não podemos usar.
>
> O Google Street View cai exatamente na categoria em que não foi dada
> permissão explícita de uso.
>
> Agora eu acho que não nos falta material para processar. Podemos passar anos
> [...]

Sinceramente, não vejo a diferença em termos jurídicos entre uma foto
de satélite e uma foto do Street View. Tecnicamente falando uma foi
tirada do espaço e outra do chão, mas ninguém esta questionando a
possibilidade de fazer traces do Google Maps.

Os argumentos usados para o Street View poderiam ser os mesmo para
imagens de satélite: "é fato", "ninguém pode ter copyright sobre a
realidade", "não dá para distinguir um trace de imagem de satélite de
uma foto que eu tirei quando estava voando com um aeromodelo equipado
com uma câmera".

Para mim não há a menor sombra de dúvida que as regras do OSM não
permitem usar as imagens do Street View para qualquer finalidade. Que
não usemos o terceiro sistema legal. :)