[Talk-br] gráfico de evolução do número de pontos e vias no Brasil ao longo do tempo. Alguém já fez?

Lucas Ferreira Mation lucasmation em gmail.com
Quarta Abril 9 01:49:14 UTC 2014

Valeu Alerxandre,

O link pro geofabrik que você coloca é para um dump dos dados autais
do OSM. Eu inclusive já baixei e estou usando o shape de ruas para
fazer as comparações com o CNEFE e as possibilidades de importação
deste (vou mandar um email sobre isso na outra tread em breve). Neste
arquivo shape eu sei como trabalhar. Minha dificuldade é com estes
dumps do OSM, lí que são XML, mas não faço idéia como transformar isso
numa base de dados manipulável na minha máquna.

Não sei se fui claro. Só queria fazer um gráfico em que Y = número de
ruas , ou pontos do OSM no Brasil, e X= tempo. Não estou querendo
fazer coisas mais complexas como vizualização da rede crescendo, etc.

Pelo que entendi, o procedimento no link que mandei no email original
é para baixar um arquivo que tem toda a história de alterações da
base, mas filtrando apenas a área do Brasil. Aí teriamos que agregar
esta base por pontos ou ruas em cada período.

Não tenho familiaridade com estas ferramentas todas que você listou.
No IRC me disseram que para abrir o history file eu teria que ter uma
máquina Linux e alguma forma de baixar e tratar os dados. Mas isso
para mim seria bem difícil de implementar, não manjo de linux,
programação, etc. Eu tenho acesso a um SQL Server e posso talvez
conseguir um PostGis. Dá para baixar os dados direto para para estes
bancos de dados e manipulá-los neles?