[Talk-br] lecença do OSM, uso pelo governo/empresas

Lucas Ferreira Mation lucasmation em gmail.com
Sexta Abril 25 12:47:37 UTC 2014

Interessante ver os contra argumentos nos comentários do post, me deixou na
duvida sobre o que seria a melhor forma.

Mas acho que haveria demanda sim, por parte dos governos. Ouvi falar que
mesmo o ibge teve muita dificuldade e licitações complicadas com
fornecedores de mapas locais para conseguir uma malha de ruas do Brasil. E
depois, quando os recenseadores foram a campo verificaram que alguns mapas
tinham muitos erros em alguns locais.

Sem falar no custo que é fazer uma licitação no Brasil, formulação de
edital, jurídica, depois fornecedores que perderam recorrendo, etc. Aqui no
ipea fizemos uma "conta de padeiro" ( não é oficial!) do custo das horas
dos funcionários envolvidos numa licitação de software e serviços
similares. O custo estimado foi 10 mil reais, independente se o programa
custe 100 ou 100 mil reais.

Seria muito mais fácil se as equipes pudessem contar com o mapa do OSM e
depois valida-lo.

Na prefeituras, que tem condições de equipe e orçamento muito piores, seria
mais útil ainda.

Agora não tinha pensado na possibilidade dos órgãos públicos
disponibilizarem os dados com uma licença SA, ao invés de domínio publico.
Será que haveria restrições quanto a isso?