[Talk-br] Bar e Restaurante

Segunda Fevereiro 10 21:21:22 UTC 2014

Isso traz à tona algo que me confundiu nos meus primórdios no OSM:
temos um sistema de tags bastante livre que nos permite combinar
várias "funções" no mesmo elemento, mas certas propostas de tags
parecem ter sido feitas com o objetivo de restringir a possibilidade
de fazer combinações. Só não reclamei dessa contradição filosófica
porque cheguei tarde na discussão. Por isso, acho que mapear como dois
POIs para capturar as duas funções deveria ser aceitável.

No fim, como a maioria das pessoas procura pelo nome do lugar e não
filtra pelo tipo de estabelecimento (só algumas que fazem isso quando
usam seus GPSs), eu acabo fazendo como Paulo e escolhendo apenas a
função principal. Mas se alguém convertesse o POI em dois por esse
motivo, eu não reclamaria, só avaliaria se não existe uma
classificação mais genérica que inclua as duas coisas. No caso de bar
e restaurante, eu provavelmente escolheria "restaurante" porque me
parece mais genérico, mas seria uma decisão subjetiva.

Acho que o mais complicado seria separar as duas funções com ";". Faz
sentido, é fácil de entender ao ler a tag, mas quebraria diversos
sistemas (entre eles o Nominatim e o Mapnik). Não consigo nem lembrar
de algum com o qual funcionaria hoje, o que me diz que a "cultura"
mais difundida valoriza isso de fato só em alguns casos específicos
(como o da tag "opening_hours").