[Talk-br] Roteamento para bicicleta

Quarta Fevereiro 12 20:44:20 UTC 2014

Alguém (acho que foi o Nelson) mencionou um tempo atrás esse serviço:
http://open.mapquest.com.br/

E eu lembro que eu tinha achado que ele não considera a inclinação do
terreno ao calcular rotas pra bicicleta. Não é verdade, eu que não
tinha visto tudo. Ele desconsidera por padrão, mas pra considerar tem
que:
- clicar em "Obter Direcções"
- clicar na bicicleta pra mudar o modo de roteamento
- clicar em "Opções de Bicicleta"
- em "Estratégia de Inclinação da Estrada" escolher "Evitar Subida"
(poderia ser o padrão né)
- preencher os campos "partida" e "fim" e fazer a busca

Testei, e realmente faz diferença, as rotas passam a evitar subidas.
Tem também um link "Ver Elevação" no resultado, que não está
funcionando, mas que provavelmente geraria uma imagem com o perfil de
altitude ao longo da rota.

O mais legal é que aqui em Porto Alegre o sistema já está usando
vários caminhos que eu mapeei que passam por dentro de parques e
praças. Pelo pouco que eu testei, parece haver preferência por
ciclovia e custos pra atravessar a rua, parece bem completo.
Inclusive, me motivou a revisar os cruzamentos em grandes avenidas.
Pena que a frenquência de atualização seja meio longa (pelo menos
alguns dias, talvez algumas semanas).

Pelo visto ele suporta ciclofaixas também, já que ele me manda na
contramão da direção principal desta via onde há uma ciclofaixa de mão
dupla: http://mapq.st/1m8TLY6