[Talk-br] Proposta de padronização de lombadas no Brasil

Quinta Fevereiro 27 15:48:40 UTC 2014

Lombada + rodovia já é uma combinação que me parece meio contraditória.
Primeiro, gasta-se milhões pra fazer uma via de trânsito rápido, depois
gasta-se mais alguns milhões para diminuir o fluxo. E como as lombadas se
gastam logo, faz muito mais sentido construir chicanes. Mas enfim (nossas
autoridades podem não ter estudado o suficiente), as lombadas provavelmente
apareceriam nos trechos urbanos de algumas rodovias.

Pergunta: você já parou para medi-las? A visão em perspectiva que um
motorista tem pode fazê-las parecerem mais curtas do que realmente são.

Tentei procurar exemplos de lombadas em rodovias, mas não achei. Lembro de
ter visto uma ou outra nas estradas do interior do RS, mas são muito raras,
só mesmo em zona urbana. E Porto Alegre quase não tem, mesmo fora das
rodovias de acesso, e as poucas que tem não são table. Procurei no Google
também mas as pessoas só citam que a lombada fica entre A e B (com 50 km de
distância), daí é difícil saber o ponto exato. :P