[Talk-br] [Cocar] Acessos, Agulhas, retornos, etc

Segunda Janeiro 6 23:39:45 UTC 2014

Se houver placa de nome de rua (aquelas fixas no chão ou na parede de
uma casa), isso vale como nome do acesso. Se o nome estiver numa placa
de orientação de destino, como as que aparecem em rodovias, você deve
fazer como o Nelson disse: usar a tag highway=motorway_junction no nó
da saída da rodovia
(http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:highway%3Dmotorway_junction).
Não deve, mesmo assim, dar nome à linha que liga a rodovia à malha
urbana.

O que acontecia muito é que, num cruzamento, uma alça ligando uma
avenida a outra recebia um nome fictício (inventado pelo mapeador) do
tipo "Acesso à [nome da outra via]". Isso é o que não deve acontecer.
Já se uma via com residências ou outros estabelecimentos se chamar
"Acesso 1" e tiver uma placa típica de nomeação de rua ou se a via
constar com esse nome num mapa oficial ou numa listagem oficial de
nomes de rua, daí pode. Nesse caso, a via não é uma "ligação" e sim
uma via qualquer.

A classificação em ligações não está nessa página sobre classificação
porque não julgamos necessário, dado que a regra é como lhe descrevi
(mas eventualmente podemos acrescentar, com o risco de tornar o
gráfico ainda mais complicado do que já é). Além disso, o único
critério para essas ligações é que a via "conecte uma via a outra"
(geralmente uma rodovia à malha urbana local), não há critérios como
número de pistas, acostamento, etc.

Não tem problema que o JOSM lhe dê um alerta, esses alertas servem
para identificar situações que "geralmente (mas nem sempre)
representam erros".  Aquilo que é erro de fato é reportado pelo JOSM
como erro, não como alerta. O sistema não lhe impede sequer de
submeter um changeset com erros (mas não é uma boa idéia). Já num
changeset com alertas é impossível o outro lado saber se a situação
que gera o alerta é de fato um erro ou não, cabe ao mapeador decidir.

Os tipos básicos de vias terrestres transitáveis são: motorway, trunk,
primary, secondary, tertiary, residential, unclassified,
living_street, pedestrian, service, track, cycleway, footway, path, e
steps. Você pode entender os "links" como tipos "derivados" de (e
correspondentes a) alguns desses tipos básicos; são eles:
motorway_link, trunk_link, primary_link, secondary_link e
tertiary_link (e mais nenhum).