[Talk-br] Ruas residenciais em subúrbios: residential ou living_street?

Quinta Janeiro 9 17:35:05 UTC 2014

Esse exemplo do Nelson seria exatamente um alley segundo a definição
(tanto pela perspectivia funcional quanto pela estrutural). Ele
compartilha alguns inconvenientes com essas residenciais estreitas/sem
calçadas largas, com a diferença de que a frequência dos pedestres e
de carros estacionados é bem menor (mas não é impossível, e quando
acontecesse seria igualmente inconveniente pro motorista e pro
pedestre).

Problema de rigor: essas ruas não são de serviço, então
highway=service seria uma incorreção. Mas marcá-las assim funcionaria
bem com os renderers atuais e também com os roteadores atuais.

Problema de não distingui-las: fica faltando uma informação no mapa
que é útil pra muitas pessoas que pensam em passar ou não passar
nessas ruas.

Sobre a possibilidade de criar um novo valor na tag highway, parece
que alguém mais já teve uma idéia parecida, mas a proposta acabou
abandonada: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/residential_narrow

Poderíamos fazer assim:
- marcamos como highway=service+service=alley+access=yes+narrow=yes
(isso cria uma assinatura fácil de identificar caso surja uma classe
específica pra isso no futuro)
- depois tentamos aprovar esse valor highway=residential_narrow (que
acho que resolveria os nossos problemas)
- depois buscamos o suporte dessa tag em aplicações (começamos pelas
mais famosas)

Outra possibilidade é usar um novo valor na tag service (algo como
service=narrow_street). Funcionaria porque a tag service não é
obrigatória e seus valores são um conjunto aberto (podem ser valores
quaisquer), o que não afetaria nenhuma aplicação. Mas foge à definição
de highway=service.