[Talk-br] Inclusão de Paradas de ônibus em Recife e RMR

Marcelo Pereira pereiraholder em gmail.com
Quarta Janeiro 15 20:23:34 UTC 2014

Srs,

Transcrevo aqui o post que iniciei no Fórum, pois imagino que a audiência
seja mais assídua por aqui.

Ainda não incluí as paradas para evitar retrabalho no caso de estar fazendo
algo de errado.

Agradeço qq comentário.

"

  Andei lendo o post http://goo.gl/jLZbx8 sobre o transporte público de
POA, e isso me instigou a tentar fazer o mesmo aqui na RMR.

  Quem administra o transporte público aqui é o consórcio GrandeRecife (
www.granderecife.pe.gov.br ), que mantém uma busca no site para os
detalhes, como linhas de ônibus, paradas, itinerários, etc.

  Além disso, no portal de dados abertos do Governo do Estado (
dadosabertos.pr.gov.br ) pode-se encontrar algumas listas de informação,
nada muito completo ou atualizado.

   Vou logo adiantando que não entendi quase nada do processo a se fazer,
principalmente no que tange a criação de um servidor próprio, na minha
cabeça eu incluiria os dados no OSM, e usaria um serviço online para
roteamento das linhas, como o OSRM ( ou outro específico ).

  O que pensei em fazer foi incluir aos poucos as informações no mapa, de
forma a ser possível :

- Ter os dados no mapa, primeiramente incluir as paradas de ônibus, depois
os itinerários, horários, etc.
- Permitir que outros usuários vejam os dados inseridos e os corrijam (
inclusive já contactei um mapper ativo que se comprometeu a ajustar as
paradas que forem incluídas na sua área de atuação )
- Mesmo que eu não consiga chegar ao objetivo final de ter um transporte
público da RMR mapeado totalmente, que sirva de base para que outros possam
fazer isso a partir de dados já inseridos e validados.
- utilizar estes dados para roteamento de ônibus, um serviço que já exisitu
no site do GrandeRecife, mas sumiu.

  Do Dados Abertos, eu peguei uma tabela com cerca de 5600 paradas de
ônibus, numeradas com o código identificador usado pelo GrandeRecife.

  Após algumas conversões, cheguei ao resultado abaixo, um OSM com um node
para cada parada, com as tags :

    "ref"="BR-2609600-180195"
    "source"="Dados Abertos Governo de Pernambuco"
    "highway"="bus_stop"
    "name"="180195"
    "fixme"="review location"
    "addr:street"="Avenida Agamenon Magalhães"
    "source:date"="2013-03-14"
    "addr:city"="Olinda"

  Vi na página de transporte público ( http://goo.gl/uGvlco ) a tabela de
tags para parada de ônibus e não entendi direito, passemos às questões :

- A tag ref está definida com 4 caracteres para o código da parada, aqui
usa-se 5 ou 6, pelo que vi na tabela importada.
- Preciso manter os tags addr:?
- A tag highway é para ter valor bus_stop ou platform ? Se  entendi
corretamente, é para ser platform, e depois alguem ( Trebien? ) criará
automagicamente o node na way mais próxima com a tag highway:bus_stop.
- A tag name veio do código da parada da tabela importada, mas depois de
montar a tag ref, acho que é inútil, mas a deixaria para permitir aos
usuários identificá-la corretamente, assim como a addr:city, para obter o
código IBGE do municipio.

Do modelo proposto :
- pra que serve a tag Authority ? Se for para o que estou pensando, seu
conteúdo seria "Consórcio Grande Recife"
- existe menção a uma tag site, imagino que seria highway, não ?
- Um terminal seria um grupo de paradas, montado sob uma relação. Isso
teria que ser feito manualmente, certo ?

Só lembro disso por enquanto, com certeza tenho mais dúvidas, mas o que
gostaria agora é de utilizar esse arquivo que tenho, assim como fez o Vitor
Dias com as linhas em João Pessoa ( http://goo.gl/87pf2Z ), e depois quando
for conseguindo mais coisas, inserir no mapa.

"

Att,

Marcelo P