[Talk-br] [Cocar] Roteamento Rio de Janeiro

Segunda Janeiro 20 19:05:06 UTC 2014

Desculpe Márcio, não tinha lido a sua mensagem original por ser
relativa ao Rio de Janeiro. Imaginei que o pessoal do Rio se
manifestaria mais.

Tal como o Nelson, eu não alteraria a classificação de uma via com a
finalidade de produzir um determinado roteamento. Antes disso, eu
revisitaria os motivos que levaram ao sistema de classificação atual
e, talvez, reabriria o debate. Eventualmente, se for um caso muito
específico, redirecionaria a discussão para o fórum.

Roteadores diferentes levam fatores diferentes em consideração, então
é provável que alguns produziriam o resultado que você deseja (mas nem
sempre) e outros não (mas às vezes sim). Há roteadores (ex.: OSRM) que
são influenciados pela tag maxspeed e que usam a tag highway somente
quando a tag maxspeed não está presente. Na nossa discussão sobre
classificação ano passado, o assunto mais nebuloso foi "importância" e
como julgá-la de formas menos subjetivas (de forma que pessoas
diferentes possam chegar ao mesmo resultado sem discordarem, sempre
que possível). Na prática, o resultado a que chegamos aproxima o
"consenso" da comunidade sobre importância, mas não é necessariamente
um resultado "final e absoluto", pode ser revisado, levando novos
fatores em consideração (mas sob a ótica de uma pluralidade de
aplicações, não somente para roteamento ou para renderização).

Algo que eu não entendi é se já foi feita alguma alteração de
classificação nessa rodovia e se a nova classificação foge da
classificação sugerida naquele fluxograma no wiki. Se sim, é
interessante saber qual mudança foi feita (de qual para qual
classificação, e em que trechos).

Outra coisa que não entendi é quando você diz que "retiraram as
agulhas que permitiam acesso à Dutra". Quer dizer que existiam e foram
excluídas do OSM, apesar de continuarem existindo na realidade? Se
sim, quando foram excluídas? O ideal seria contatar a pessoa que as
excluiu e perguntar qual foi o motivo da exclusão (e reverter a
edição, caso não obtivéssemos resposta).

+55 (51) 9962-5409