[Talk-br] Redefinir a classificação de trunk

Gabriel Teixeira gabrieldiegoteixeira em gmail.com
Domingo Julho 6 21:43:46 UTC 2014

@Nelson: Eu olhei o mapa do DNIT que você citou e nele posso ver claramente
a distinção entre uma rodovia federal que deve ser usada para se fazer
viagens longas (digamos, superior a 10 horas de carro, geralmente de/para
fora do estado) e uma que deve ser usada para acessar regiões dentro do
estado. Se eu for planejar uma viagem eu vou dar preferencia as motorway,
depois as trunk, primary e assim vai. Se todas as rodovias federais não
duplicadas fossem primary logo elas estariam no mesmo nível destas rodovias
de interior, que embora sejam pavimentadas tem limitações para viagens
longas, por exemplo elas passam dentro de centros urbanos, não tem
continuidade (viram esquinas dentro das cidades) e possuem vários
cruzamentos enquanto as rodovias federais, mesmo as não duplicadas,
geralmente tem menos acessos, possuem eventuais terceiras faixas em subidas
e seguem em uma só via por centenas ou milhares de kilometros.

@Aun: É esta a definição que eu quero mudar. Tem algum argumento para
defender este ponto?

@Carlos: Essa é uma excelente solução.

Outro problemas apontado é a falta de indicação se a rodovia ė pavimentada
ou não. De fato devemos sinalizar isso a quem faz o renderizador pois
conheço rodovias que estavam sinalizadas como primary (BR-285 entre Timbé
do Sul e São José dos Ausentes) enquanto ela não era usada nem mesmo pelos
locais devido a falta de estrutura. Alguns parentes meus que moram neste
região relatam que até camioneiros deixavam a BR-101 para usar esta estrada
(possivelmente indicados pelo GPS ou algum mapa que não indica a superficie
da estrada) e a estrada sobe a 1000 metros de serra em curvas extremamente
fechadas com largura para um só carro por vez a beira de precipícios sem
proteção.