[Talk-br] Redefinir a classificação de trunk

Segunda Julho 7 11:54:17 UTC 2014

Em 7 de julho de 2014 09:42, Gerald Weber <gweberbh em gmail.com> escreveu:

> A classificação de rodovias é um assunto  complicado por ser um problema
> muito mal definido. Tenta-se capturar todas as inúmeras variações de
> rodovias + todas as sutilezas de interpretação do que vem a ser a
> "importância"  de uma via com apenas 5 tags. Claro que não se chega nunca a
> uma conclusão com isto. De fato não chegamos a uma conclusão, apenas
> concordamos em parar de discordar e centrar nossos esforços em objetivos
> mais práticos.

Acho que Gerald que dizer "5 chaves", não? Tags são as várias combinações
chave=valor.

>  Pessoalmente eu acho que a classificação da rodovia deveria ser tarefa
> do renderizador/navegador/aplicativo. Isto poderia ser "calculado" por
> informações sobre a rodovia, como número de vias, existência de
> acostamento, velocidade, lombadas, travessias de pedestres etc. Eu não me
> surpreenderia de ver no futuro aplicativos que venham a fazer isto e acabem
> ignorando a tag highway completamente.

Agora que você falou... eu também acho. Mas enquanto isso não acontece,
existe o problema da classificação para os mapeadores.

>  Também falando como usuário de rodovias, não vejo qualquer utilidade em
> classificar BR-116 como trunk por ser preferencial à BR-282 (supondo que
> seja mesmo). Instintivamente, quando vejo trunk eu entendo que a rodovia é
> melhor que uma primary em algum aspecto. O simples fato que há mais
> trânsito naquela rodovia não me parece um bom critério para dizer que você
> também deve passar por lá (e contribua na piora do trânsito).

Na verdade, isso é uma questão de preferência. Mas eu também prefiro -- ou
sempre fiz assim intuitivamente? -- ver "trunk" como uma rodovia melhor (em
alguma coisa) do que uma "primary".

> De fato, eu já passei muita raiva por causa de rodovias marcadas como
> trunk no OSM e que não tinham sequer acostamento, apenas porque alguém
> achou que era uma rodovia mais importante do que alguma outra.

Fácil imaginar. Por isso eu concordo com o critério da qualidade. Mas o que
eu quero registrar nesse ponto é que provavelmente o próprio algoritmo de
classificação (expresso no fluxograma) deve ser pensado ou repensado  sem
buscar o 8 ou o 80.

Alexandre Magno