[Talk-br] Redefinir a classificação de trunk

Segunda Julho 7 13:31:26 UTC 2014

De forma geral eu concordo com o Gerald. Eu queria apontar mais três coisas:
- quem está recém chegando nesse assunto e já opinando (Gabriel e
Alexandre) deve de preferência ler a discussão feita no ano passado do
início ao fim [1]; boa parte do que está sendo dito/discutido já foi
tratado lá, não vale à pena ficarmos nos repetindo (isso só nos
desgastaria)
- este assunto é longo, complexo, maçante, difícil, e o melhor lugar
para ele é no tópíco do fórum [2], não a lista; o tópico foi criado
justamente porque ninguém aguentava mais a enxurrada de e-mail da
lista
- há quem diga na comunidade internacional que classificação não é
realmente importante, especialmente se forem mapeadas as demais
características das vias; eu concordo parcialmente, e principalmente
porque a classificação costuma ser usada pelos mapeadores como um
"atalho" para não ter que mapear essas outras características (isso
quando não é pura e simplesmente para definir a sua preferência
pessoal com o seu GPS preferido de passar numa ou noutra via)

Eu estou obviamente aberto a fazer alterações no esquema, mas elas têm
que ser bem pensadas e bem justificadas, especialmente nos aspectos:
- facilidade de decisão para o mapeador, com pouca (ou de preferência
nenhuma) dúvida
- utilidade para o usuário final (que inclui não apenas motoristas de
um ou outro veículo específico)

E para serem bem pensadas, a conversa vai ser bem longa, não vai ser
hoje que vamos chegar a uma posição final. Se fizermos toda a
discussão por e-mail, vai ser bem difícil de acompanhar.

[1] http://www.mail-archive.com/talk-br@openstreetmap.org/msg03108.html
[2] http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=21275

"Nullius in verba."