[Talk-br] O lugar de cada indivíduo no projeto OpenStreetMap

Segunda Julho 7 15:39:48 UTC 2014

Em 7 de julho de 2014 15:11, Fernando Trebien <fernando.trebien em gmail.com>
escreveu:

> Alexandre, se você quer:
> - saber "como" fazer (e nada além disso), basta ler todo o conteúdo
> que já compilamos [1] e simplesmente aplicá-lo sem questionar

Existe um questionar para "saber melhor", e existe um questionar para
"defender um ponto". No contexto em questão, eu procuro o primeiro.

> - saber "por que" fazer assim, leia  a discussão que lhe apontei; se
> surgirem dúvidas sobre "ela", responderei, mas não vou ficar repetindo
> o que disse nela (foi muita coisa)

Completamente de acordo.

> - mudar a nossa recomendação/discuti-la/contestá-la, daí sim é o
> lugar; ou melhor, aqui não, no fórum é o lugar, aqui é para os
> assuntos rápidos e urgentes

Na sua opinião, eu tenho feito usos inadequados da lista ou do fórum? Quais?

> - fazer uma pesquisa de opinião, monte-a usando algum recurso externo
> (ex.: fórum, ou outra ferramenta) e depois poste o link aqui para
> votarmos

Aceito a sugestão. Mas não farei por não ter o objetivo de utilizar os
resultados. Como disse, eu vi que podia dizer algo. Eu quis "participar" de
uma pesquisa de opinião que eu vi subsistindo dentro daquele tópico.

> E não, não espero uma relação de mestre-discípulo. Sempre esperei uma
> relação de mestre-mestre quando investi meu tempo nessas discussões
> (com você e com todos da lista). Por isso, também espero que você
> tenha a intenção de se tornar mestre (pelo menos nesse assunto em
> particular, com que você tanto interage). E você disse que não tem
> essa intenção, palavras suas: "Não é isso que eu quero e não é isso
> que eu farei."

Mestre-discípulo, mestre-mestre... a gente vê nos filmes, acaba sendo a
mesma coisa, no final.

(pelo menos nesse assunto em particular, com que você tanto interage)

Está precisamente aqui o ruído.

Eu estou o tempo todo buscando selecionar "meus sub-assuntos" no assunto
"OpenStreetMap". Você considera como que eu quero o "OpenStreetMap" todo.
Eu não quero. Eu não posso! Ou não devo. Pode parecer em algum momento que
é o que estou fazendo, por que *eu preciso "ler os índices"*, mas não é.

Certamente eu quero devolver coisas à comunidade; mas eu só poderei
devolver aquilo que eu realmente tiver, e não aquilo que você imagina que
eu terei. Isso é lógico: é impossível falar verdadeiramente do que não se
conhece, e, se eu seleciono o que eu quero conhecer, eu já começo a
selecionar do que eu vou poder falar.

Eu já tenho compartilhado conhecimentos. Coisa que já foi você, naoliv e
outros que me deram. Mas, por favor,  esqueça isso de mestre-mestre. Para
eu retransmitir o que recebo não é necessário esse paradigma. Nesse assunto
eu prefiro menos pessoalidade durante os processos de comunicação, por isso
eu não tenho um blog.

[1] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a

Alexandre Magno