[Talk-br] O lugar de cada indivíduo no projeto OpenStreetMap

Segunda Julho 7 17:28:40 UTC 2014

<alexandre.mbm em gmail.com>:
> Em 7 de julho de 2014 16:16, Fernando Trebien <fernando.trebien em gmail.com>
> escreveu:

> Objetivos eu tenho. E já os declarei. Mas eles não lhe agradam. "São
> pequenos". Acho que você gostaria que eu saísse a mapear o Brasil todo, e
> que me envolvesse com controle de qualidade. Ou pelo menos eu fosse mapear o
> RN todo.

Você não tem por que discutir sobre trunks com todo o mundo se você só
quer mapear o seu bairro em Natal. Ele não tem nenhuma via próxima do
conceito de trunk. Quem está nessa discussão está, a princípio,
mapeando o sistema rodoviário intermunicipal e interestadual.

> Provavelmente não tenho foco. Reconheço. Mas acho que a principal coisa que
> lhe desagrada é que você percebe que meus objetivos (declarados) não são
> proporcionais ao tanto que investiu em mim. Desculpe-me, eu nada posso fazer
> quanto a isso. Aliás, "poder eu posso", "eu posso deixar de ser eu mesmo,
> abandonar as minhas preferências, para ocupar-me a lhe agradar, meu mestre".

Se a sua argumentação for apelar para a passivo-agressividade (ainda
mais depois de eu dizer que não me considero superior a ninguém),
realmente eu não tenho mais motivo para continuar nessa discussão.

> Aprender na tentativa-e-erro, ou na tentativa-erro-mijada-correção, não faz
> meu estilo. Quero dizer: não são as metodologias da minha preferência. Se eu
> vejo que consigo e posso fazer diferente: ler, estudar, ouvir, observar,
> fazer as coisas em etapas (ex.: aquelas notas Mapillary na praia de Ponta
> Negra).

Eu tinha a impressão de que você tinha medo de ser corrigido. Isso
traz um grande atraso para você no OSM, e infelizmente é inevitável
porque tudo o que você fizer (lista, fórum, mapa, wiki, etc.) é
passível de críticas. Isso inclui tudo que você faz na vida real.
Infelizmente a educação bem mastigada que você espera não pode ser
oferecida nesse momento pela comunidade brasileira, ela precisa ser
construída e precisamos de construtores. E você nunca vai se tornar um
se não puder lidar com um pouquinho de crítica.

"Nullius in verba."