[Talk-br] housenumber - numeração de porta

Sábado Julho 26 13:13:00 UTC 2014

Olá Marcio,

em primeiro lugar, gostaria de publicamente parabenizar você e os outros
membros experientes do TS pelo trabalho feito no OSM. A qualidade do mapa
aqui no RJ está crescendo de forma palpável e contínua desde que você e os
demais colegas começaram a contribuir sistematicamente.

No meu entendimento, é exatamente como você disse, a via ligada ao
endereçamento deveria ser sempre aquela pela qual se acessa o "lote
lindeiro", no caso do exemplo, a pista lateral da Avenida Brasil.

Isto posto, e novamente no meu entendimento, vejo que não deveria haver
diferenciação nos nomes das pistas (isto é, as duas serem chamadas "Avenida
Brasil"), usar a tag description para especificar pista central ou lateral,
e utilizar este dado fazendo um pré-processamento no programa que converte
os dados do OSM para o formato utilizado pelos GPS veiculares.

Por outro lado, talvez isso seja um purismo que dificulte a geração dos
mapas, um dos objetivos diretos do OSM, então gostaria da opinião dos
colegas sobre o assunto.

Abraço,
Arlindo
  Amigos,
já trazendo uma certa experiência do Tracksource, pesquisei na Wiki e
comecei a incluir numeração de porta nas vias da Ilha do Governador – RJ,
onde resido.

Muito me simpatizei com o plugin addrinterpolation (
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/JOSM/Plugins/AddrInterpolation ) por ele
facilitar o trabalho de inserção de numeração de porta nas vias, entretanto
por vezes emprego o ID mesmo quando a numeração diz respeito a um único
objeto.

Agora venho enfrentando um problema que é a situação de inserção de
numeração de porta em uma via com múltiplas pistas de mesmo sentido.

Alguém poderia me apontar onde pesquisar (ou como fazer) para se atribuir a
numeração de porta nesses casos?

Quando no Tracksource, nessas situações, nomeava eu as pistas de acordo com
a posição delas. O nome da via era atribuído a pista externa onde existe a
numeração de porta. As pistas adjacentes de mesmo sentido e nome eram
nomeadas em função da posição relativa a pista de numeração de porta.

Exemplo:

A Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, tem duas pistas para cada sentido. A
numeração de porta dessa avenida corresponde tão somente a pista externa.
Pela pista central não se tem acesso aquela numeração.

Para que a numeração de porta fosse indexada corretamente nomeava eu a
pista externa com Avenida Brasil e a interna como Avenida Brasil – Pista
Central.

Essa ação permitia a indexação da numeração de porta para a pista
correspondente que é a externa.

No aguardo de alguma dica.

[]s
Marcio