[Talk-br] Reversão Itabira - MG

Quarta Julho 30 11:56:36 UTC 2014

> E como se reverte isso?
>
> Qual o procedimento para se comandar uma reversão?

O tópico do Genulpho está aqui:
http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=25409

Até o momento de eu cansar de tentar ir atrás dessas coisas as minhas
conclusões eram:

----------
O problema não é só a quantidade, mas o padrão que a pessoa utiliza.
Dá para ver que a pessoa é muito confortável com o iD mas que com o
JOSM, apenas adiciona objetos (v1 em sua grande maioria). Depois dá
para ver que a pessoa não modifica os mesmos objetos com o JOSM, mas
volta a utilizar o editor com que está confortável.
Na minha cabeça fica parecendo assim: se a pessoa conseguiu adicionar
um monte de coisa com o JOSM, porque não consegue fazer modificações
depois? E porque algumas vezes apaga dados depois se inserir?
Eu sei que é algo vago, mas para mim é muito estranho este padrão.

Esse padrão não é exclusivo do Genulpho, mas está sendo muito comum
nas importações que a gente anda achando ultimamente.

Exemplo:
Insere dados aqui:
http://www.openstreetmap.org/changeset/20183136
Remove dados posteriormente aqui:
http://www.openstreetmap.org/changeset/20183315 (foram excluídos dados
de outros usuários nisso)

Insere dados aqui:
http://www.openstreetmap.org/changeset/20433049
Mas apaga dados dele mesmo aqui:
www.openstreetmap.org/changeset/20433266 (porque alguém insere dados
para depois apagar?)

Insere:
http://www.openstreetmap.org/changeset/20807281
Remove:
http://www.openstreetmap.org/changeset/20807701

Insere:
http://www.openstreetmap.org/changeset/20972925
Remove:
http://www.openstreetmap.org/changeset/20973062 (tem dados de outros usuários)

(tem alguns outros aqui no meio)

Insere:
http://www.openstreetmap.org/changeset/21461151
Remove:
http://www.openstreetmap.org/changeset/21461387
http://www.openstreetmap.org/changeset/21461403

Parece muita coincidência ter changesets com inserções seguidos de
changesets com remoções.

Mas mesmo assim, toda a conversa que eu tive com ele foi (tudo
intercalado eu com ele):

===
Genulpho,

Você poderia responder, por favor, qual a origem dos dados que você
vem importando na região de Itabira?
Você também poderia parar de apagar os dados antigos que já existem na região?
===
Foram enviados erroneamente dados a mais do que eu queria.
Não modificarei mais.
===
Certo, mas qual a origem dos dados?
Tem objetos importados desde, pelo menos, 4 meses atrás.
===
Levantamentos meus e desenho em cima do mapa do BING.
===
Mas você usou imagens do Bing no TrackSource e de lá importou no OSM?
===
Sim
===
Genulpho,

Você sabe dizer a partir de quando você começou a importar dados do
TrackSource no OSM?

Outra coisa é que, por enquanto, seria bom você parar de fazer edições
no mapa. Todos estes dados importados infelizmente terão que ser
revertidos (e se você continuar editando, as edições posteriores
também serão perdidas).

Da mesma forma, se não ouver resposta do período que você começou a
importar os dados, como é impossível rever a grande quantidade de
edições, há um risco de que todas sejam revertidas.

Não entenda isso como um processo punitivo, mas sim corretivo. Tanto a
licença do TrackSource quanto do OSM proíbem este tipo de troca de
dados (e isso deve ser corrigido).

Por favor, veja se consegue dizer aproxidamente a partir de quando
você fez essas importações.
===
O envio errado acho que foi dia 8, 9 ou 10 de maio.
===
Mas tem importação sua de 4 meses atrás também, como essas:

Quando você fez a primeira importação?
===
Estas foram levantadas em campo e desenhadas no trackmaker em cima de fotos
do bing e estão corretas.
===
É que tem um problema nisso também: não pode usar o Bing se não for
para o OSM. Por exemplo, traçar caminhos utilizando o Bing para o
TrackSource e depois usar estes dados. A licença não permite. Foi esse
o caso?
===
Exclua então.
===
A gente está querendo evitar que dados válidos seus sejam excluídos,
mas não parece que isto está sendo recíproco. Você não está
colaborando.
===
São dados válidos.
Foram levantados em GPS, levados ao trackmaker.
Complementados com imagens do Bings e levantados.
O meu erro foi clicar no lugar errado ao atualizar trilhas levantadas em
Ipoema e infelizmente enviar todos os dados de Itabira que tinham na minha
máquina.
===

E cansei de ir atrás disso (e de várias outras importações que eu sei
que existem no OSM).

Se alguém tiver paciência para isso (e para outros dados), precisa
verificar os changesets que foram feitas importações e remoções,
precisa aguentar da comunidade um monte de "você tem certeza? consegue
provar isso? você isso? você aquilo?" e tentar reverter (o que vai
causar muito conflito) ou enviar mensagem ao DWG.

Eu sinceramente não pretendo mais me estressar com importações.