[Talk-br] Paleorrota

Claiton Neisse claiton.neisse em gmail.com
Segunda Junho 23 19:58:51 UTC 2014

Eu sou de Santa Maria - RS.

O que eu sei é que tanto o Geoparque Paleorrota e a Rodovia dos Dinossauros
são projetos. E se vocês procurarem informações na internet sobre esses
dois projetos encontrarão o nome do usuário que fez as as alterações no OSM
e que edita os artigos da Wikipédia (Sérgio Kaminski).

"Rodovia dos Dinossauros" não é um nome oficial, muito menos conhecido
(informal, popular, etc), da BR-287 (e nem das outras rodovias em que o
usuário o acrescentou). A lei que denomina a BR-287 é essa:
http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-7003-24-junho-1982-357116-publicacaooriginal-1-pl.html.
Eu não removi o termo das rodovias por falta de tempo. Me limitei a
removê-lo de uma das principais vias de Santa Maria (a ERS-509 ou Avenida
Prefeito Evandro Behr ou "faixa velha de camobi" e que sobre a qual não
existe nenhuma referencia de que é ou foi conhecida por "Rodovia dos
Dinossauros", nem na internet, nem em livros de história nem com pessoas
com amplo conhecimento sobre a história da cidade). Eu acredito ser correto
remover a denominação "Rodovia dos Dinossauros" assim como as tag "note",
"website" e "wikipedia" acrescentadas pelo usuário em trechos da BR-287 e
nas outras rodovias. E também não mencionar em nenhuma outra tag o termo
"Rodovia dos Dinossauros" (eu posso ficar responsável por fazer isso).

Já o termo "Pelorrota" parece ser mais antigo e um pouco conhecido pelas
pessoas da região e faz referencia aos municípios onde foram encontrados
fosseis e sítios paleontológicos. No entanto, não engloba todos os
municípios onde foram encontrados fosseis. O "Unaysaurus tolentinoi" foi
encontrado no município de São Martinho da Serra que não faz parte da
"rota". Agora, de fato, não existe uma rota turística ou o geoparque
denominado Paleorrota. Não existe nada organizado, por exemplo, não existe
visitação aos sítios paleontológicos de Santa Maria. Existe um nome
(Paleorrota) que é associado a região pelos fosseis e sítios, mas não uma
rota. Além disso, "Paleorrota" não é denominação oficial, muito menos
popular ou informal de nenhuma das rodovias em que o usuário o acrescentou.
Logo acredito ser correto remover essa denominação dos trechos em que o
usuário acrescentou. E também não mencionar em nenhuma outra tag o termo
"Paleorrota". (posso ficar responsável por isso).

Um bom indicativo da não existência é consultar os sites das secretarias de
turismo dos municípios em questão. Por exemplo a de Santa Maria (uma das
secretarias mais empenhadas em fomentar o turismo na região central do RS):
http://www.santamaria.rs.gov.br/turismo/. A única rota conhecida por aqui é
a "Rota Turística e Gastronômica Santa Maria - Silveira Martins
<https://www.google.com.br/search?client=ubuntu&channel=fs&q=rota+turistica+e+gastronomica+santa+maria&ie=utf-8&oe=utf-8&gfe_rd=cr&ei=4GSoU6-aA6ek8wf_44D4Aw>
".

Abaixo segue a resposta do Sérgio Kaminski às minhas perguntas sobre a
origem dos termos "Rodovia dos Dinossauros" e "Palerrota" e porque
adicioná-los as vias. Ele não apresentou nenhuma fonte para as
denominações, disse apenas que são populares, o que pra mim não é verdade

Sergio Kaminski <https://www.openstreetmap.org/user/Sergio%20Kaminski>
15 de Maio de 2014 às 16:53