[Talk-br] [reversão] Importação inadequada em Brusque

Segunda Junho 30 15:12:33 UTC 2014

Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos, Julio e Cassio.

Antes de tudo, queria dizer que o trabalho de vocês tem um valor
enorme pro OSM. Mas temos que ter cuidado com as letras pequenas das
licenças de uso pra não termos problemas depois (e até pra vocês não
perderem tempo à toa).

Abri a página do Sistema de Informações Geográficas de Santa Catarina
[1] e logo no começo tem uma mensagem que "é uma ferramenta para
acesso público a estes dados. O portal estará em fase de teste nos
próximos meses, período em que serão estudadas as principais
utilizações deste serviço." Lá no cantinho direito embaixo tem um
"Termos de Uso" que aponta para a licença do Google Maps. A princípio
isso significa que não podemos usar informações provenientes
"diretamente do site" (o que é diferente de abrir uma camada WMS no
JOSM).

"Acesso público" é um pouco diferente de "domínio público". Por isso,
vou mandar um email pra eles [3] perguntando se os dados podem ser
usados para produzir traçado vetorial com fins lucrativos (algo que a
licença ODbL do OSM permite) e, se sim, se é necessário fazer alguma
atribuição. Estou otimista porque afinal eles estão "estudando as
principais utilizações deste serviço".

Nos changesets com traçados sobre essas fotos, seria interessante que
vocês informem como fonte do changeset o valor "SIG-SC" ao invés do
genérico e pouco específico "Aerialorthoimage".

Mas ainda resta uma pergunta: de onde vieram os nomes das ruas que
estavam faltando? Estão usando o mapa da prefeitura [4] pra isso?

[1] http://sigsc.sds.sc.gov.br/
[2] http://www.google.com/intl/pt-BR_US/help/terms_maps.html
[3] sigsc em sds.sc.gov.br
[4] http://www.brusque.sc.gov.br/web/noticias.php?cod=12&categoria=25