[Talk-br] Pergunta rápida sobre pontos de ônibus

Quarta Março 12 19:10:03 UTC 2014

Só acontece nos corredores de BRT. Nos demais lugares (99% dos casos),
as paradas não têm nome aqui.

Falando daqui: não seria "errado" colocar um nome "local" desde que
fosse usado por muitas pessoas. O problema é saber sobre esses
hábitos. Mesmo os moradores locais teriam divergências sobre qual nome
colocar. E não havendo um nome "oficial", a escolha de um nome seria
muito debatível.

Por outro lado, colocar um nome "sugerido" (extra-oficial, antecipado)
seria "útil" para aplicações, por exemplo, e poderia iniciar um debate
interessante (que até poderia influenciar a administração local). A
idéia que eu tinha era copiar uma idéia que eu vi no Google Maps em
algumas cidades nos Estados Unidos: ao invés de colocar nome de um
ponto de referência, eu colocaria o nome das duas ruas da esquina mais
próxima. Por exemplo, numa parada na Avenida Otto Niemeyer próxima à
rua Camaquã, o nome da parada poderia ser "Otto Niemeyer - Camaquã' ou
algo assim. As pessoas costumam se comunicar assim na maioria dos
lugares aqui, exceto próximo de grandes pontos de referência (como os
que seguem os corredores do BRT). Uma aplicação que mostrasse o nome
da parada, então, estaria se comportando da mesma forma que as pessoas
se comportam. Uma vantagem seria a manter-se neutro na escolha de um
nome - não privilegiar um ponto de referência que só você conhece ou
deixar de lado algum que você desconhece, nem gastar tempo envolvido
numa guerra em torno de qual nome colocar numa parada específica. Mas
se houver vários mapeadores na mesma área e todos concordarem com um
nome específico, poderiam "batizar" uma parada, desde que o nome
fizesse sentido para os usuários.

Acho que algo neutro assim poderia ir na tag "name" sim, desde que
todos concordassem com esse sistema. Obviamente onde houver um nome
oficial, seria o nome oficial que iria em "name", e não esse nome
inventado (mas convencionado).

Em alguns lugares pode ser mais complicado fazer dessa forma. Por
exemplo, Brasília não tem nomes de ruas. Lá o ideal talvez seria dar
nomes segundo o nome/número das quadras, mas pode haver mais de 1
parada por quadra. (Isso seria fácil de resolver: pode-se numerar as
paradas dentro da mesma quadra na ordem em que são encontradas ao usar
o ônibus.)

O que acham?