[Talk-br] Pergunta rápida sobre pontos de ônibus

Márcio Vinícius Pinheiro marcioviniciusmp em gmail.com
Quinta Março 20 19:21:08 UTC 2014

Não estamos falando de mapeamento, então, mas de programação.
Provavelmente, uma simples linha programação no app de roteamento, poderia
incluir a esquina mais próxima no texto da rota.

Pode-se, sim, colocar referências para que programas de
navegação/roteamento possam listar essas referências, mas, me desculpem se
eu estiver errado, a etiqueta name não é esse lugar. Entendo que mapear é
localizar objetos conforme ele se apresenta no mundo real (ou naquele que
se quer mapear), quanto mais referências melhor, mas essas referências
devem estar devidamente identificadas pelas etiquetas certas. A etiqueta
ref seria o local correto para, por exemplo, um número oficial como 100182,
pelo exemplificado Marcelo. O nome pode ser em teoria, qualquer uma das
sugestões dadas aqui. Não me oponho terminantemente a nenhuma delas. Estou
apenas alertando para o fato de que devemos mapear o real, e não sugerir
novas realidades.

Acho a ideia de colocar os nomes das esquinas mais próximas boa (embora eu
conheça diversos casos em que vários pontos teriam nomes iguais com
numerção), muito melhor do que eleger referências aleatórias, e como
contra, do ponto de vista do mapeador, vejo apenas a redundância e o
aumento de trabalho. Mas se assim decidirem, não vejo outros problemas além
dos que já citei (nenhum proibitivo). De qualquer forma, eu não tenho tido
disponibilidade para mapear pontos de ônibus.

P.S.: Apenas para nossa referência, o Google Maps, usa o endereço mais
próximo para identificar o ponto de ônibus mais próximo na rota textual
(solução atualmente inviável para nós.

P.S.2 : Se a pessoa tem acesso à rede, ela tem acesso ao mapa (ainda que em
cache, aliás o OSMand, por exemplo, pode funcionar totalmente offline) com
todas as referências mapeadas.

- - - ·
Atenciosamente,

Márcio Vinícius Pinheiro