[Talk-br] Pergunta rápida sobre pontos de ônibus

Márcio Vinícius Pinheiro marcioviniciusmp em gmail.com
Quinta Março 20 20:53:31 UTC 2014

Entendi o seu ponto sobre as "conexões inventadas", entendo isso como um
problema de mapeamento, não apenas de aplicativos. Nesse caso, não há
(ainda) como inserir a informação de  retorno proíbido e isso é um problema
de mapeamento. A incapacidade dos aplicativos de reconhecer ou não esse
retorno é uma consequência. A solução encontrada, por enquanto, é a
conexação inventada (que o tutorial resalta como tendo que ser de deometria
o mais próximo do real possível) e isso resolve provisória e precariamente
o problema de mapeamento e por consequência o problema de interpretação do
aplicativo.

No caso dos nomes dos pontos de ônibus, todas as informações (de
referência) já estão (ou poderiam/deveriam estar) no mapa, já estão
mapeadas. A capacidade de um aplicativo de roteamento encontrar essas
informações e interpretá-las não está no processo de mapeamento. O mapeador
pode ajudar da forma mais simplista colocando as referências diretamente no
nome ou de forma mais complexa criando relações do ponto com as referências
(não tenho a menor ideia de como isso pode ser feito, se é que pode ser
feito). Mas acredito que, nesse caso, a solução seria mais direta se fosse
aplicada na programação do app, por exemplo possibilitando que ele informe
a última esquina antes do ponto de ônibus na rota. Do ponto de vista de um
usuário humano, basta olhar para o mapa, não precisamos de nomes
inventados, nem relações marcadas.

Não sou programador, sou urbanista, posso ajudar de forma muito mais
efetiva mapeando. Se a solução encontrada for ajudar os aplicativos
mapeando e não programando, farei o que estiver a meu alcance de acordo com
o que for combinado. Só acho importante discutir antes para que não haja
trabalho dobrado ou em vão.

Enfim, como eu disse antes, não me oponho terminantemente a nomes
inventados, desde que bem fundamentados (para mitigar a possibilidade de
confusão), devidamente notificados (como na sugestão do tutorial dos
retornos e como em algumas mensagens nessa discussão) e sob os riscos já
informados.

- - - ·
Atenciosamente,

Márcio Vinícius Pinheiro