[Talk-br] Caminhos como "via" em restrições

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Segunda Março 24 20:14:29 UTC 2014


Fernando,
bem seu eu que você sempre foi um grande defensor de divisão de uma pista em dupla no mapa quando existir sinalização horizontal de faixa contínua. Já adianto que sou contra isso porque descaracterizamos a situação real de pista simples, mão dupla ou dupla faixa.

Vamos ao Código Brasileiro de Trânsito:
Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

       I - a circulação far-se-á pelo lado direito da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas;

Sabemos bem que não existindo sinalização  em faixa da esquerda, restringindo o trafego naquela faixa para somente aos que se destinam a conversão a esquerda, os veículos trafegando pelas faixas da direita poderão ali cruzar as faixas e fazer a conversão a esquerda.

Por essa razão que para uma conversão a esquerda em determinadas pistas, em especial as de mais de uma faixa, existe a faixa seletiva a esquerda devidamente sinalizada horizontalmente e por vezes verticalmente.

Defendo o uso de faixa seletiva e somente nesse caso porque o condutor, antes da conversão, deve ser informado da manutenção da faixa a esquerda e por essa razão defendo a criação da faixa de pista “fictícia” porque sem ela o condutor poderá ser surpreendido de, estando na faixa da direita, ser impedido de ingresso na interseção.

Em não existindo isso algo deve existir para antes da conversão o condutor ser informado que deve manter a faixa da esquerda.

Quanto ao tutorial, como já citei, é bastante extenso e não basta lê-lo. A leitura apenas não nos permite analisar situações não abordadas. A leitura e perfeita interpretação desse extenso tutorial requer, pelo menos, um dia de dedicação daqueles que tem alguma experiência em mapeamento. Imagino um inexperiente lendo esse tutorial.

Se lhe custou uma semana inteira confeccionando-o, parabéns! Isso demonstra seu elevado espirito colaborativista e a comunidade só tem a lhe agradecer.

Se já passou pela analise e correção de outras pessoas da comunidade me perdoe, mas aprendi na vida que nada é perene. Todo processo deve permanecer em constante revisão e ser aperfeiçoado na medida que novas situações vão surgindo.


From: Fernando Trebien 

Sent: Monday, March 24, 2014 3:40 PM
To: OpenStreetMap no Brasil 
Subject: Re: [Talk-br]Caminhos como "via" em restrições

A forma que você sugere contraria o princípio de dividir a via somente quando houver barreira física. Mesmo que a sua dedução esteja correta (e pode não estar), a única coisa separando a faixa do resto da via seria uma faixa contínua. Logo, Z1 não existe e não deve ser mapeada. Aliás, foi você mesmo que me convenceu plenamente disso ao argumentar que esse tipo de coisa pode prejudicar a navegação visual.


Leia um pouco mais adiante no tutorial e você vai ver que uma solução temporária para contornar o problema é fazer exatamente o que você propôs. Mas o tutorial deixa claro que fazer assim é considerado uma forma inferior à ideal. É a comunidade que pensa assim, não eu.

Assim que tiver tempo, leia o tutorial do início ao fim com cuidado. Me custou uma semana inteira confeccioná-lo e já passou pela análise e correção de outras pessoas na comunidade.




2014-03-24 14:05 GMT-03:00 <thundercel em gpsinfo.com.br>:

  Repliquei o citado pelo Paulo Carvalho quanto a X1>Y2>X4.  A restrição de dobrar a esquerda inserida em X1 não afetava a via Y.

  Agora vem o caso de se permitir virar a esquerda em X1.

  Sendo permitido dobrar a esquerda ( X1>Y2) deduzo que existe na via X uma faixa seletiva para quem vai dobrar a esquerda (X1>Y2).

  Desenvolvendo mapa sempre retratei com linha pista seletiva quando aquela é reservada para determinada manobra de ingresso em via em cruzamento.

  Poderia eu aqui defender com inúmeros argumentos a vantagem disso, mas não é o caso.

  Existindo faixa seletiva para se dobrar a esquerda a restrição de proibido virar a esquerda (retorno) se aplicaria a essa linha seletiva e não a via.

  Para facilitar o entendimento inseri a restrição de manobra de proibido virar a esquerda em diamantes vermelho, desenhando a faixa seletiva e nomeando-a com Z1.

  Do exposto:
  a manobra questionada pelo Paulo Carvalho (Y1->Y2>X4) pode ser feita
  a manobra questionada pelo Fernando  (X1 > Y2 > Y3) não pode porque existe restrição de virar a esquerda em X1, entretanto essa manobra é feita por Z1>Y3



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20140324/42f0a06c/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: restricao[3].jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 15027 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20140324/42f0a06c/attachment-0001.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br