[Talk-br] Lixo na base

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Segunda Março 24 20:54:04 UTC 2014

A matemática é uma ciência EXATA.
Certeza absoluta nunca se terá até porque definições evoluem no tempo e novas definições surgem com ele.
O que se deve ter é um validador constantemente revisado assim que vão surgindo novas nomenclaturas ou se modificando as existentes. Assim procede o Projeto Tracksource e o parabenizo por dispor isso.
Ainda não disponho da experiência que desejo no OSM, mas trago a do Tracksource.
O tracksource hoje dispõe de uma ferramenta que incorpora inúmeros processos. Essa ferramenta é por ele denominada TSUITE. Antigamente esses processos eram feitos isoladamente, não incorporados em um único sistema (TSUITE).
Dentre os processos existentes no TSUITE existe o do VALIDADOR que opera antes do envio do mapa informando. Ele acusa para o desenvolvedor ERRO ou AVISO. Quando AVISO o mapa passa, mas quando ERRO o VALIDADOR barra o prosseguimento do processo.
Em http://www.tracksource.org.br/desenv/padrao.php podemos identificar, na coluna “Palavras Chave no Início do comentário”, as palavras chaves levantadas nesses inúmeros anos de existência daquele Projeto.
Observem para entidades de linha as palavras chave aceitas para inicio de nome da via. Sem uma delas o validador acusa erro e não deixa passar o mapa.
Não foram poucas as vezes que algum desenvolvedor levantou na lista Tracksource uma nova palavra empregada na região dele. Levantada a palavra a adm técnica do Projeto imediatamente a inseria no Validador permitindo assim o envio do mapa com aquela palavra.
Caracteres estranhos o VALIDADOR nunca aceitou e desconheço, nos dias de hoje, alguma via no mapa Tracksource nomeada com algum caractere estranho ou faltando o tipo dela (Avenida, estrada, Rua, Travessa, etc.)
Por essa razão que defendo o emprego de um validador no OSM que não aceite situações nele não contempladas.
Quanto a dificuldade em se fazer isso não sei dizer até porque não sei programar.

From: Fernando Trebien
Sent: Monday, March 24, 2014 3:22 PM
To: OpenStreetMap no Brasil
Subject: Re: [Talk-br] Lixo na base

Erros são matemáticos. Você tem certeza absoluta de que todos esses casos, sem exceção, presente ou futura, constituem erros?

On Mar 24, 2014 2:29 PM, <thundercel em gpsinfo.com.br> wrote:

  Os erros existentes são fatos e requerem correção.
  Na minha opinião correção automática até porque são tantos que uma correção manual, com poucos colaboradores, exigiria muito esforço e tempo.
  Corrigiríamos os existentes, mas como evitar que novos surjam?
  Continuo defendendo a função VALIDADOR (como erro e não aviso) quando da edição. Pelo menos por meio dele novos erros desse tipo não devem voltar a ocorrer.
  []s
  Marcio