[Talk-br] Importação de dados em Naviraí - MS

Quinta Maio 1 06:12:14 UTC 2014

Segue o que eu tenho respondido ao mapeador
pdnzjr<http://www.openstreetmap.org/user/pdnzjr>(1 de Maio de 2014 às
06:01):

*Re: Fonte de dados*

On 2014-05-01 05:14:53 UTC pdnzjr wrote:

> O "Mapa Municipal" eu obtive na Prefeitura de Naviraí, onde resido. Como
> citar a fonte neste caso?

Não é *uma questão de citar a fonte*. Não é como citar uma frase de um
livro. Para usar dados de uma fonte, é preciso ter a autorização legal
implícita ou explícita.

Provavelmente, os dados de uma prefeitura são liberados seguindo as
políticas de dados abertos do Governo Federal. Aliás, existe a Lei de
acesso à informação<https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_acesso_%C3%A0_informa%C3%A7%C3%A3o>.
Mas contar com isso nem sempre é certo como 2+2=4. O melhor é abordar
responsáveis de sua fonte de dados, em busca de esclarecimentos e, se for o
caso, de uma permissão minimamente formalizada.

Eu não tenho prática com isso, apesar de saber essas coisas *na teoria*.
Pois não tenho usado dados de fontes que não sejam implicitamente
autorizadas (do conhecimento de todos). Outras pessoas da comunidade -- e
veja Modelo de Carta de Solicitação de
Dados<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Importa%C3%A7%C3%B5es#Modelo_de_Carta_de_Solicita.C3.A7.C3.A3o_de_Dados>,
no wiki -- poderão lhe ajudar com algum procedimento.

Você já conhece wiki.openstreetmap.org/wiki/Brazil?

Eu tenho menos edições do que você. Mas o assunto sobre a licença dos dados
é muito importante. O que tenho dito, digo com segurança razoável. Porém,
essas informações não são suficientes. Por favor, busque comunicar-se com a
comunidade, ou no fórum ou na lista. Caso o contrário, se você não
interagir suficientemente e continuar a fazer edições com potencial de
comprometer o projeto, poderá chegar a ter algumas delas revertidas, e
mesmo ser penalizado com bloqueios.

Alexandre Magno