[Talk-br] Primeiro contato e descrição do problema (geocode reverso BSB)

Sábado Maio 3 14:49:28 UTC 2014

A princípio, usando o Nominatim (o geocoder do site do OSM), um
interpolador de endereços resolveria a questão parcialmente se
mudarmos a semântica do campo "addr:housenumber" para rodovias. Ainda
assim, a resolução seria somente quilômetro a quilômetro, e vários
endereços são dados por aí com uma resolução um pouco melhor
(geralmente uma casa decimal a mais). (Mas ter algo quilômetro a
quilômetro é melhor do que nada.)

Se você fizer o seu geocoder do zero, talvez dê pra pensar numa
extensão das tags de endereçamento, tipo "addr:km". Daí você poderia
marcar pontos específicos na via com a quilometragem já pré-definida,
e a interpolação fica trivial (não precisaria nem compensar a
curvatura da terra). O único porém é que daí você tem que fazer um
geocoder próprio.

E sim, muitos (muitos!) municípios têm sistemas de endereçamento sem
pé nem cabeça. A única saída é fazer o mesmo que fazem na Alemanha:
marcar número por número, um por um. Onde se segue alguma regra
uniforme (como a regra de numerar de acordo com a distância em metros
desde o início da rua, onde o início é o lado mais próximo do marco
zero da cidade, ou alguma outra regra parecida) dá pra usar
interpoladores.

"Nullius in verba."