[Talk-br] Primeiro Contato

Marcel Mitsuto F. S. mitsuto em gmail.com
Sexta Maio 2 19:07:47 UTC 2014

Olá,

Acabei de me registrar aqui na lista, esta é minha primeira mensagem.

Estou trabalhando em projetos bigdata e uma das minhas responsabilidades é
o geocode reverso de milhares de endereços (centenas de milhares!).

Meu problema é que muitos desses endereços são referências de kilometragem
em rodovias, p. ex: BR357 km331, e claro, DF/Teresina/Palmas/GO, onde o
sistema de endereçamento postal utilizado é o de quadra/lote ou lote/casa.

Alguém aqui conhece alguma solução que consiga resolver o caso da
referência em kilometros nas rodovias? Sei que algumas ferramentas consegue
fazer interpolação linear no shapefile da rodovia, indicando uma
aproximação linear da kilometragem. Esse algoritmo chama-se LRS (linear
referencing system), tem alguns problemas ao não considerar a curvatura da
terra, etc. Estou lendo a documentação do Nominatim mas não encontro nada
relacionado a LRS.

Quanto a DF/Palmas/TO/Teresina/GO onde alguns municípios (olhem Águas
Lindas de Goiás), possuem um sistema no mínimo esquizofrênico de
endereçamento postal, alguém já utilizou alguma ferramenta que conseguisse
realizar geocode reverso com alguma precisão no parse do endereço?

Obrigado desde já.

Marcel