[Talk-br] Dados históricos OSM-Brasil

Lucas Ferreira Mation lucasmation em gmail.com
Quinta Maio 8 14:17:23 UTC 2014

Pessoal,

tava há um tempo tentando fazer isso. Seguem os gráficos da evolução dos
dados do OSM no Brasil (detalhes abaixo)
Fiz para número de pontos e comprimento total das linhas (anexos, se o
grupo não comportar anexos me avisem que posto no Dropbox, ou numa wiki).

Agora que tá feito dá para fazer outros gráficos que sejam de interesse.

 Agora vou tentar fazer um novo gráfico com o comprimento das vias (ruas,
estradas), separando entre as "nomeadas" e "não nomeadas".
Uma dúvida: para separar as vias basta olhar as que tem a tag "highway"
(independente do subtipo de residencial, unclassified, etcc), certo?

Detalhes de como eu fiz:
 (1) baixar o history file do Brasil (preparado pelo "MaZderMind",
disponível aqui:
http://osm.personalwerk.de/full-history-extracts/latest/south-america/brazil.osh.pbf
),
(2) montar um servidor linux, com postgres/postgis e importar os dados do
history-file-Brasil, (3) aprender o básico de SQL para fazer as consultas,
e dos comandos espaciais do postgis e (4) exportar pro Stata (um software
pago de estatística que eu conheço mais, mas poderia ser R ou qualquer
coisa) e fazer os gráficos.

se alguém quiser mando os programas.

abs
Lucas