[Talk-br] Dados históricos OSM-Brasil

Raffaello Bruno Limongi Freire raffaellobruno em hotmail.com
Sábado Maio 10 17:27:20 UTC 2014

Muito bom, Lucas!
O crescimento exponencial mostrado no gráfico corrobora o fato de o OSM estar atraindo um número crescente de colaboradores, graças ao desempenho do pessoal antigo em apoiar os novatos e também aos novos colaboradores que têm feito um bom trabalho de divulgação, principalmente o Paulo Carvalho, a quem eu devo minha entrada no OSM.
Raffaello Bruno

Date: Thu, 8 May 2014 18:03:00 -0300
From: lucasmation em gmail.com
To: talk-br em openstreetmap.org
Subject: Re: [Talk-br] Dados históricos OSM-Brasil

joguei nesta wiki (incompleta...)
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Stats_-_Brasil

Fiz agora o da malha total (ruas + rodovias, etc) (supondo que estas sejam indicadas pelo tag "highway" no history file)

Pessoal,
tava há um tempo tentando fazer isso. Seguem os gráficos da evolução dos dados do OSM no Brasil (detalhes abaixo)Fiz para número de pontos e comprimento total das linhas (anexos, se o grupo não comportar anexos me avisem que posto no Dropbox, ou numa wiki).

Agora que tá feito dá para fazer outros gráficos que sejam de interesse.
 Agora vou tentar fazer um novo gráfico com o comprimento das vias (ruas, estradas), separando entre as "nomeadas" e "não nomeadas".

Uma dúvida: para separar as vias basta olhar as que tem a tag "highway" (independente do subtipo de residencial, unclassified, etcc), certo?

Detalhes de como eu fiz:

 (1) baixar o history file do Brasil (preparado pelo "MaZderMind", disponível aqui: http://osm.personalwerk.de/full-history-extracts/latest/south-america/brazil.osh.pbf),

(2) montar um servidor linux, com postgres/postgis e importar os dados do history-file-Brasil, (3) aprender o básico de SQL para fazer as consultas, e dos comandos espaciais do postgis e (4) exportar pro Stata (um software pago de estatística que eu conheço mais, mas poderia ser R ou qualquer coisa) e fazer os gráficos.

se alguém quiser mando os programas.
absLucas