[Talk-br] Rota maritma turística

Segunda Maio 12 20:59:30 UTC 2014

Meu interesse pragmático principal no OpenStreetMap, que ainda nem comecei
direito a desenvolver, é exatamente mapear trilhas, caminhos e lugares que
não puderam ser alcançados por um carro. Acessos que são próximos a mim e
que conheço, que são próprios dos "fora de estrada", dos ciclistas de
bicicleta de montanha, ou daquelas pessoas que andam a pé "pegando atalhos".

Para mim, no campo de visão que eu tenho, a riqueza e o diferencial mais
impactante do OpenStreetMaps está na possibilidade de ter e criar esses
mapas mais específicos, e compartilhá-los com o mundo. É claro que existe
várias coisas muitíssimo mais importantes do que essas especifidades, no
OpenStreetMaps, mas, sinceramente, o que atrai meu esforço para ele, é são
elas.

Anos atrás, quando eu nem sabia que existia o OpenStreetMaps, foi
solicitando a mim, na comunidade eclesial que eu frequentava, a criação de
um mapa "atraente, bonitinho e colorido", para ser imprimido em tamanho
grande e colocado na parede, um mapa do bairro no qual eu resido. O mapa
mostraria uma organização em "setores de evangelização" (o que é o de
menos, uma camada simples), mas também cada casa numerada, o projeto
urbanístico de cada praça, e os principais pontos de referência de toda a
área mapeada. Eu fiz uma pesquisa e uma coleta de dados séria. Fui até a
secretaria de urbanismo da prefeitura e obtive -- somente para essa
finalidade -- dados de projetos arquitetônicos, diretamente com os próprios
arquitetos. Mas o tempo passou e meu perfeccionismo atrapalhou também, de
tal modo que não concretizei o trabalho. Hoje, resta-me o arquivo de vetor
no Inkscape, detalhado, mas com dados que não são liberados para qualquer
uso, e projeto que carece da finalização no que diz respeito "ao urbanismo
mais colorido" que se pretendia (se é que vocês me entendem). Hoje, eu dou
Graças a Deus não ter ido até o fim com aquele esforço tal como ele estava
concebido! Um projeto com uma aplicação muito restrita. Agora, eu tenho a
intenção de algum dia aparecer com a resposta a aquela solicitação dos meus
caros evangelizadores, mas* em ODBL!*

Alexandre Magno