[Talk-br] Rota maritma turística

A. Carlos anorcarlos em hotmail.com
Segunda Maio 12 21:14:05 UTC 2014

Alexandre...

Interessante este teu ponto de vista em relação ao OSM, e o que tens em mente mapear...
Hoje com os recursos que existem em ternos de navegação, o que vc chama de trajetos "fora da estrada"
mesmo sendo fora da estrada, pelo OSM eles pode muito bem ser importados para estes GPS, então tudo
que mapeares,mesmo "fora da estrada" é uma mão na roda no projeto...

From: alexandre.mbm em gmail.com
Date: Mon, 12 May 2014 17:59:30 -0300
To: talk-br em openstreetmap.org
Subject: Re: [Talk-br] Rota maritma turística

Meu interesse pragmático principal no OpenStreetMap, que ainda nem comecei direito a desenvolver, é exatamente mapear trilhas, caminhos e lugares que não puderam ser alcançados por um carro. Acessos que são próximos a mim e que conheço, que são próprios dos "fora de estrada", dos ciclistas de bicicleta de montanha, ou daquelas pessoas que andam a pé "pegando atalhos".

Para mim, no campo de visão que eu tenho, a riqueza e o diferencial mais impactante do OpenStreetMaps está na possibilidade de ter e criar esses mapas mais específicos, e compartilhá-los com o mundo. É claro que existe várias coisas muitíssimo mais importantes do que essas especifidades, no OpenStreetMaps, mas, sinceramente, o que atrai meu esforço para ele, é são elas.

Anos atrás, quando eu nem sabia que existia o OpenStreetMaps, foi solicitando a mim, na comunidade eclesial que eu frequentava, a criação de um mapa "atraente, bonitinho e colorido", para ser imprimido em tamanho grande e colocado na parede, um mapa do bairro no qual eu resido. O mapa mostraria uma organização em "setores de evangelização" (o que é o de menos, uma camada simples), mas também cada casa numerada, o projeto urbanístico de cada praça, e os principais pontos de referência de toda a área mapeada. Eu fiz uma pesquisa e uma coleta de dados séria. Fui até a secretaria de urbanismo da prefeitura e obtive — somente para essa finalidade — dados de projetos arquitetônicos, diretamente com os próprios arquitetos. Mas o tempo passou e meu perfeccionismo atrapalhou também, de tal modo que não concretizei o trabalho. Hoje, resta-me o arquivo de vetor no Inkscape, detalhado, mas com dados que não são liberados para qualquer uso, e projeto que carece da finalização no que diz respeito "ao urbanismo mais colorido" que se pretendia (se é que vocês me entendem). Hoje, eu dou Graças a Deus não ter ido até o fim com aquele esforço tal como ele estava concebido! Um projeto com uma aplicação muito restrita. Agora, eu tenho a intenção de algum dia aparecer com a resposta a aquela solicitação dos meus caros evangelizadores, mas em ODBL!

Alexandre Magno