[Talk-br] Edição destrutiva no Rio de Janeiro

Terça Maio 13 17:23:43 UTC 2014

Trocamos mensagens hoje, expostas abaixo. De qualquer maneira, gostaria de
solicitar a reversão imediata do changeset
22272862<http://www.openstreetmap.org/changeset/22272862> e
que, se possível, quem o fizer guarde um arquivo .osm para que ele possa ir
subindo as coisas aos poucos.

O usuário respondeu com a seguinte mensagem:

 Thiago Pv <http://www.openstreetmap.org/user/Thiago%20Pv>
13 de Maio de 2014 às 14:13

Bom dia Arlindo,

Eu imaginei que seria polêmico esse changeset pois eu acabei me empolgando
e trabalhei demais num só, o que sei que não é recomendável. No total, se
não me engano, foram quase 8000 modificações, coisa que somente me
arrependo por dificultar a validação por quem avalia friamente a lista de
modificações e acaba criando mesmo este tipo de confusão, mas vou tentar
esclarecer.

Primeiramente, em resumo, o pesado das modificações foram no ajuste da
Avenida das Américas, incluindo as vias do BRT e posicionamento das
estações, desde o lado de Guaratiba da Grota Funda até a parte pouco após o
Barra Shopping, seus links de saída para as vias laterais e acesso às vias
residenciais, também tratei pesadamente as vias dos condomínios na parte
superior da Av das Américas compreendidos entre a Av. Salvador Allende e o
Aeroporto de Jacarepaguá a nas vias de acesso à Península, atrás dos
shoppings (todo o trabalho foi baseado em trilhas de GPS e também com o uso
das imagens do Bing, além do conhecimento pessoal pois circulo muito
naquela região).

Com relação às exclusões de Linhas, a maioria delas se tratavam de pequenos
links entre vias paralelas e de alguma forma foram substituídas ou refeitas
no local onde de fato existe o caminho e não foi deixado nenhum gap no
mapa, tanto que a maioria destas vias excluídas não possui nem nome. Além
disso haviam diversos casos de vias duplicadas sobrepostas, e trechos de
uma rua ou avenida com atributos idênticos mas eram separadas em vias
diferentes e no caso eu somente uni elas transformando-as num só elemento
(haviam muitos casos assim), isso é importante inclusive para homogeneizar
os as informações do elemento pois muitas vezes um pedaço da via está com
os dados mais completos, por exemplo em alguns casos num trecho o nome era
escrito com acento e no outro não, ou então diferença de maiúscula no nome
e ao unir foi mantido apenas o atributo correto, neste tipo caso de união
de duas vias um dos elementos acaba sendo excluído, quando efetivamente
nada muda. Entendo que sua preocupação nesse caso possa se dar quando há a
associação do elemento com relações, de transportes por exemplo, mas eu
avaliei caso a caso e não fiz a união nestas situações.

No caso dos nós é inevitável que se exclua muitos, salvo raras exceções, se
tratavam de nós excessivos de vias, principalmente naquele caso de longas
avenidas retas eu busquei otimizar o uso demasiado e desnecessário. Nós com
atributos foram sempre mantidos. E neste changeset também inclui a
resolução de diversas inconsistências apontadas pelo validador do JOSM eu
fiz uma limpeza também de pontos de identificação duplicados sobre áreas já
definidas com a mesma identificação, por exemplo quando criam uma praça e
usam a ferramenta de área para desenhar o território da praça e nele
colocam todos os atributos da praça mas redundantemente criam um ponto
sobre aquela área com os mesmos atributos, algo que é errado e o validador
indica na relação de erros e avisos (também vi vários casos).

Claro que além destas razões levantadas aqui há outras centenas
particulares que não recordarei devido ao universo de alterações do
changeset.

Para verificar a qualidade da alteração sugiro comparar visualmente o antes
e depois principalmente nas regiões onde mais efetuei alterações e verá
como aumentou a abrangência de ruas mapeadas, acessos, links e como
melhorou a definição e o alinhamento delas, principalmente os retornos na
Av. das Américas e o bonito desenho de ondas nas ruas dos condomínios
naquela região que estavam "enquadradadas" (anti aliasing braçal :), o
condomínio atrás do aeroporto, etc... Eu tentei descobrir uma forma de
visualizar um mapa anterior à modificação mas não descobri como.

Percebo que você é a pessoa mais participativa e comprometida com a
qualidade do mapa do Rio mas peço que fique tranquilo que esse também é o
meu objetivo e eu tenho o defeito de ser bastante perfeccionista nas coisas
que me dedico e não farei qualquer tipo de vandalismo no mapeamento alheio,
exclusões no meu caso são com o simples objetivo de otimização e melhora
mas nunca destrutivo.

Para finalizar peço que não reverta o changeset e caso identifique qualquer
falha, que obviamente não posso garantir que não tenha cometido nenhuma,
reverta somente aquele elemento e se possível me informe para que eu possa
verificar e corrigir com melhores informações até mesmo visitando
pessoalmente o ponto. É difícil quantificar erros mas duvido que possam
ultrapassar 5% de todo o trabalho desse changeset e seria um desperdício de
todo o restante >=95% positivo e que acrescentou muito a toda aquela
região. E obviamente que eu estarei sempre monitorando a região e
provavelmente perceberei erros que eventualmente tenham passado
despercebidos.

Abraços Thiago Vieira

E eu respondi assim:

13 de Maio de 2014 às 17:18

Olá Thiago,

que ótimo ver que você está disposto a contribuir e, principalmente,
respondendo a estas mensagens rapidamente. =)

O que aconteceu foi o seguinte: acompanhando o RSS de edições na RMRJ* [1]
detectei que várias edições do mapeador Paulo Carvalho foram removidas pelo
seu changeset. Por exemplo [2], veja que pelo menos uma via definida por
ele foi removida por você [3].

É admirável o esforço em melhorar o mapa, mas deve-se tomar cuidado para
não danificar as edições dos outros usuários. Pela sua resposta, é possível
perceber claramente que esse dano foi absolutamente de forma
não-intencional. Mas o fato é que você removeu MUITA coisa, inclusive
restrições de conversão [4], que são uma das coisas mais difíceis de
detectar a remoção (e que você talvez nem saiba que exista). Verificar um a
um todos os elementos que você removeu (seu changeset tem 891 edições em
linhas e 5401 edições em pontos, muitos deles remoções) seria uma tarefa
hercúlea, beirando o impossível. Por isso, é com pesar que eu digo que
terei de reverter seu changeset. (E para deixar claro, não pela quantidade
de objetos mapeados, mas sim pela quantidade de objetos removidos.) =/

Te peço que não desanime em editar no projeto, nem que faça menos edições
por conta disso - pelo contrário, faça mais edições. Changesets atômicos
são a palavra chave. Alterações desse tipo tem bastante potencial para
causar conflitos (por exemplo se outro usuário estiver editando alguma das
vias afetadas ao mesmo tempo). Não precisa ser um changeset por rua
alterada também - o ideal seria que você foque em um determinado problema
por changeset. Por exemplo: num changeset alinhar as estações do BRT, em
outra realinhar vias e assim por diante. Isso elimina a possibilidade desse
tipo de problema e facilita muitíssimo o trabalho** de verificar o que foi
feito num determinado changeset.

Para não perdemos seu trabalho, é possível guardar um .osm com todas as
alterações que você fez, para que você possa verificar os conjuntos de
alterações uma a uma e subir em changesets separados. Vou pedir ao usuário
que fizer a reversão separar este arquivo***.

Quanto às vias com o mesmo nome em segmentos separados, é preciso verificar
com atenção se elas estão separadas por seus segmentos fazerem parte de uma
relação (restrição de conversão, rota de ônibus etc.) ou por um mero
equívoco (possuem exatamente as mesmas tags e participam das mesmas
relações). Como não sei se você conhece relações, peço para ler a página
wiki sobre Relações [5], sobre Restrições de Conversão [6] e principalmente
o excelente tutorial sobre Restrições de Conversão escrito pelo mapeador
Fernando Trebien [7].

No mais, peço que você participe da lista de discussões talk-br [8]. Não
são tantos emails por dia (dá para acompanhar numa boa) e lá é possível
conversar com outros mapeadores. Aqui no Rio de Janeiro, eu, Pedro
Geaquinto, Marcio (Thundercel) e Paulo Carvalho postamos regularmente.

Desculpe o transtorno, e não desanime. Um abraço,

Arlindo Pereira

   - Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na prática, um bounding box
   (retângulo de coordenadas) que eu defini arbitrariamente. ** Atualmente, na
   RMRJ divido este trabalho com o mapeador Pedro Geaquinto. *** As reversões
   tem sido feitas por alguns usuários na comunidade e podem ser consultadas
   neste link:
   http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Revers%C3%B5es/Hist%C3%B3rico

1:
http://www.openstreetmap.org/history?bbox=-43.726%2C-23.084%2C-42.916%2C-22.655