[Talk-br] [SP][bus stop] Adicionando dados de paradas de ônibus disponibilizados pela sptrans ao OSM

Terça Maio 13 19:14:05 UTC 2014

Quando subir, não esquece de definir a licença dos dados de acordo com
os termos de uso da SPTrans.

18 mil paradas, vai precisar de bastante mão de obra pra não ser
automático. Eu comecei a pensar sobre esse problema ano passado [1] e
no fim não dei continuidade (pretendo dar ainda, mas não priorizei)
porque:
- geralmente os dados vêm com uma informação interessante: a
associação entre as paradas e as linhas de ônibus; seria interessante
manter essa associação no OSM (um mesmo ônibus pode parar só em
algumas paradas específicas de uma avenida)
- dá pra pensar em formas automáticas de fazer a importação,
modificando o processo de conflação (mas exige um programador e
análises geométricas avançadas, ou no mínimo alguns "truques" com os
programas de conflação que tem por aí); quem fizer isso poderia já
fazer um tutorial pra ajudar os demais
- ainda não temos uma forma muito fácil de detectar quando alguém
quebrou uma relação de rota e, com várias linhas de ônibus passando
nas avenidas principais da maior cidade do Brasil, é quase certo que
isso vai acontecer, e muitas vezes, provavelmente todos os dias

(esse era um dos motivos para eu estar pressionando os autores do iD a
darem um alerta quando uma edição estivesse alterando uma relação, mas
até agora não atenderam)

Isso obviamente não é impedimento para dar início ao processo, mas é
algo que sugere de que devemos pensar mais sobre como monitorar as
edições para consertar esse problema quando ele aparecer.
Especialmente em São Paulo, que é uma cidade enorme, talvez seria
legal dividir a cidade em regiões e ter pelo menos 1 pessoa
acompanhando as edições em cada região com frequência.

[1] http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=21839

"Nullius in verba."