[Talk-br] Edição destrutiva no Rio de Janeiro

Quinta Maio 15 02:09:46 UTC 2014

Na verdade, todo o trabalho do Paulo foi recuperado, elemento por elemento.
Mas o trabalho do Thiago foi perdido, embora tenhamos uma cópia caso alguém
queira recuperar as informações que julga mais importantes (novos nomes de
ruas é um alvo fácil e a maior parte da contribuição do changeset dele).

O histórico guarda cada passo da edição de um objeto, junto com o nome da
pessoa, então dá pra saber quem criou, quem complementou, quem removeu,
etc. Um problema é que, ao redesenhar um elemento, cria-se um novo ID com
um histórico próprio. Então se o Thiago apagou uma rua que o Paulo fez, e
depois desenhou ela de novo (e ele fez isso em alguns casos), a linha
apagada e a nova são objetos distintos com históricos separados e sem
relação além daquela que nós damos interpretando todo o registro do
histórico.

Isso até é um ponto importante porque andam por aí umas estatísticas sobre
os usuários que mais contribuem com o OSM baseadas somente no último
usuário que editou cada elemento. Obviamente que usar a informação assim é
muito injusto (apesar de ser uma aproximação "razoável" "na maioria dos
casos"). Tem gente que usa o mesmo usuário pra edições manuais e
automáticas, e as automáticas nem sempre representam um "grande esforço"
(ex.: simplificações massivas de vias, importações de fontes conhecidas sem
muitos ajustes de integração, reversões dos changesets apontados por outros
avaliadores, etc.).

+55 (51) 9962-5409

"Nullius in verba."