[Talk-br] Dúvida sobre favelas (aglomerados subnormais)

Sexta Maio 16 23:22:13 UTC 2014

Então,

esse é um questionamento interessante. O wiki diz "An area of land
dedicated to, or having predominantly residential houses or apartment
buildings." sem especificar o tamanho dessa "area of land". Temos usado
landuse=residential para denotar o contorno tanto de condomínios quanto de
favelas por entender que essa é uma "área de terra dedicada a, ou
predominantemente com casas residenciais e prédios de apartamentos".

Citando dois exemplos daqui do Rio de Janeiro:

1) Vidigal, "favela" na Zona Sul com um visual maravilhoso e vivendo um
processo de gentrificação avançada, que potencialmente virará bairro classe
média a médio prazo:
http://www.openstreetmap.org/way/85892154#map=17/-22.99510/-43.24035

2) Condomínio Barra de Itaúna, um dos muitos condomínios na Barra da Tijuca.
http://www.openstreetmap.org/way/279431837#map=18/-22.99979/-43.41825

Note que esse segundo está ao lado da "A. M. Barra da Tijuca", um dos mais
de mil "aglomerados
subnormais<http://pt.wikipedia.org/wiki/Aglomerado_subnormal>"
no município do Rio de Janeiro. Não há diferença alguma na renderização. =)

Determinadas vezes, devido ao terreno acidentado, algumas comunidades
possuem muitas ruas apenas para pedestres (highway=footway) e escadarias
(highway=steps). Por exemplo, o Morro da Formiga:
http://www.openstreetmap.org/way/87101354#map=17/-22.94147/-43.24277 Mas
note que não há nenhuma tag adicional.

Tendo o contorno dos quarteirões de alguma fonte (na minha humilde opinião
não vale a pena mapear manualmente cada quarteirão), pode-se ainda marcar
os quarteirões como landuse=residential, caso não haja condomínios
separados. Por exemplo, os quarteirões de Copacabana:
http://www.openstreetmap.org/way/61015459#map=19/-22.96934/-43.18491

Veja também este link no fórum:
http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=21457

[]s