[Talk-br] Dúvida sobre favelas (aglomerados subnormais)

Raffaello Bruno Limongi Freire raffaellobruno em hotmail.com
Sábado Maio 17 02:17:59 UTC 2014

Hum, foi a partir desse caso de importação do Fernando que tive a interpretação errada de que landuse=residential aplicava-se somente a favelas, mesmo achando que não fazia sentido.

Obrigado pelos exemplos.
From: openstreetmap em arlindopereira.com
Date: Fri, 16 May 2014 20:22:13 -0300
To: talk-br em openstreetmap.org
Subject: Re: [Talk-br]	Dúvida sobre favelas (aglomerados subnormais)

Então,
esse é um questionamento interessante. O wiki diz "An area of land dedicated to, or having predominantly residential houses or apartment buildings." sem especificar o tamanho dessa "area of land". Temos usado landuse=residential para denotar o contorno tanto de condomínios quanto de favelas por entender que essa é uma "área de terra dedicada a, ou predominantemente com casas residenciais e prédios de apartamentos".

Citando dois exemplos daqui do Rio de Janeiro:
1) Vidigal, "favela" na Zona Sul com um visual maravilhoso e vivendo um processo de gentrificação avançada, que potencialmente virará bairro classe média a médio prazo:

http://www.openstreetmap.org/way/85892154#map=17/-22.99510/-43.24035

2) Condomínio Barra de Itaúna, um dos muitos condomínios na Barra da Tijuca.

http://www.openstreetmap.org/way/279431837#map=18/-22.99979/-43.41825

Note que esse segundo está ao lado da "A. M. Barra da Tijuca", um dos mais de mil "aglomerados subnormais" no município do Rio de Janeiro. Não há diferença alguma na renderização. =)

Determinadas vezes, devido ao terreno acidentado, algumas comunidades possuem muitas ruas apenas para pedestres (highway=footway) e escadarias (highway=steps). Por exemplo, o Morro da Formiga: http://www.openstreetmap.org/way/87101354#map=17/-22.94147/-43.24277 Mas note que não há nenhuma tag adicional.

Tendo o contorno dos quarteirões de alguma fonte (na minha humilde opinião não vale a pena mapear manualmente cada quarteirão), pode-se ainda marcar os quarteirões como landuse=residential, caso não haja condomínios separados. Por exemplo, os quarteirões de Copacabana: http://www.openstreetmap.org/way/61015459#map=19/-22.96934/-43.18491

Veja também este link no fórum: http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=21457

[]sArlindo Pereira

<raffaellobruno em hotmail.com>:

> Salvo engano, foi dito aqui que era para desenhar a área das favelas como

> landuse=residential. Porém, no wiki

> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:landuse%3Dresidential é mencionado

> que essa tag é usada para qualquer área predominantemente residencial.

> Então, como deve ser? Tem alguma tag adicional?

Uma vez perguntei isso no IRC do OSM e me perguntaram várias coisas:

- qual a diferença de uma favela para um lugar "normal"?

- qual a necessidade de classificar de forma diferente uma favela?

- o que uma favela tem que qualquer outra área residencial não tem?

Eu concordei com os questionamentos e me dei por satisfeito que uma

favela é apenas uma área residencial assim como qualquer outra.

Não acho que, por causa de renda ou condição de moradia ou qualquer

outro critério, seja necessário classificar de forma diferente. É

discriminatório, de certa forma.